Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE MEDEIROS, LISIANE ALONÇO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-24T16:57:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-24T16:57:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Histórias de profes que ensinam História: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714778 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao Ensino de História e a formação continuada a partir da pesquisa de campo e da experiência de elaboração e aplicação de oficinas intituladas Histórias para quem ensina História. A problemática se manteve na investigação sobre como as professoras das turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental constroem seus planejamentos ao propor o ensino da “Revolução Farroupilha” tendo por base o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho, bem como indagar quais são as principais ferramentas utilizadas por elas para um aprendizado significativo a fim de que não se reproduza apenas um entendimento mítico do passado e seja possível construir um olhar para aqueles que foram excluídos da história. Para responder a tal questionamento, foi necessário um estudo de caso afim de dialogar com as professoras acerca de suas formações, dos conhecimentos construídos sobre Ensino de História e sobre suas práticas docentes quanto ao ensino da Guerra dos Farrapos. Na sequência foram realizadas as oficinas com as professoras para identificar quais são as ferramentas de pesquisa mais indicadas e as metodologias possíveis para um aprendizado significativo sobre a história da Guerra dos Farrapos nas turmas das séries iniciais e que características do ensino de história são desejáveis para que os alunos construam um entendimento que leve em consideração os excluídos da história. Os resultados levaram à construção de um material didático colaborativo com planejamentos desenvolvidos pelas professoras para que seja compartilhado e contribua com um novo olhar para as aulas de História nas séries iniciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Séries Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra dos Farrapos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Título: dc.title | Histórias de profes que ensinam História: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LISIANE ALONÇO DE MEDEIROS.pdf | 14,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714778/2/LISIANE ALONÇO DE MEDEIROS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons