Histórias de profes que ensinam História: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE MEDEIROS, LISIANE ALONÇO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-24T16:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-24T16:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherHistórias de profes que ensinam História: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714778-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao Ensino de História e a formação continuada a partir da pesquisa de campo e da experiência de elaboração e aplicação de oficinas intituladas Histórias para quem ensina História. A problemática se manteve na investigação sobre como as professoras das turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental constroem seus planejamentos ao propor o ensino da “Revolução Farroupilha” tendo por base o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho, bem como indagar quais são as principais ferramentas utilizadas por elas para um aprendizado significativo a fim de que não se reproduza apenas um entendimento mítico do passado e seja possível construir um olhar para aqueles que foram excluídos da história. Para responder a tal questionamento, foi necessário um estudo de caso afim de dialogar com as professoras acerca de suas formações, dos conhecimentos construídos sobre Ensino de História e sobre suas práticas docentes quanto ao ensino da Guerra dos Farrapos. Na sequência foram realizadas as oficinas com as professoras para identificar quais são as ferramentas de pesquisa mais indicadas e as metodologias possíveis para um aprendizado significativo sobre a história da Guerra dos Farrapos nas turmas das séries iniciais e que características do ensino de história são desejáveis para que os alunos construam um entendimento que leve em consideração os excluídos da história. Os resultados levaram à construção de um material didático colaborativo com planejamentos desenvolvidos pelas professoras para que seja compartilhado e contribua com um novo olhar para as aulas de História nas séries iniciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypetextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSéries Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerra dos Farrapospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Título: dc.titleHistórias de profes que ensinam História: oficinas com professoras das séries iniciais sobre suas práticas no ensino de história da Guerra dos Farrapos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons