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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OHLWEILER, ROMULO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-24T17:40:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-24T17:40:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | TEMPOS DE DIFERENÇA: Ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714773 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa sobre as qualidades da ludicidade no ensino de história, detendo-se especialmente nas contribuições que a metodologia da gamificação pode acrescentar aos processos de aprendizagem em história, bem como na capacidade de jogos sobre os mitos de origem Guarani e Iorubá possibilitarem experiências antirracistas. Defende a potencialidade da criação dos conceitos na aula de história através da modelação do tempo, visto especialmente em Huizinga. Foram elaborados dois jogos que têm a pretensão de proporcionar estudos da cultura Iorubá e da cultura Guarani a partir do ponto de vista destes povos. Abordou-se a cultura Iorubá através de um jogo de RPG (Role Playing Game) narrativista que inclui a representação dos orixás, enquanto a cultura Guarani foi examinada através de um jogo relacional entre o texto da narrativa de criação do mundo e imagens correspondentes. A partir do posicionamento na branquitude objetiva-se colaborar com a criação de sequências didáticas que favoreçam o respeito às diferenças e a construção de saberes em história a partir de relações cognitivas com a pluralidade. Aponta para a necessidade da intermediação do professor de história para o fortalecimento das aprendizagens. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mitos de Origem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tolerância | pt_BR |
Título: dc.title | TEMPOS DE DIFERENÇA: Ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ROMULO OHLWEILER.pdf | 14,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714773/2/ROMULO OHLWEILER.pdfDownload |
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