TEMPOS DE DIFERENÇA: Ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOHLWEILER, ROMULO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-24T17:40:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-24T17:40:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherTEMPOS DE DIFERENÇA: Ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714773-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa sobre as qualidades da ludicidade no ensino de história, detendo-se especialmente nas contribuições que a metodologia da gamificação pode acrescentar aos processos de aprendizagem em história, bem como na capacidade de jogos sobre os mitos de origem Guarani e Iorubá possibilitarem experiências antirracistas. Defende a potencialidade da criação dos conceitos na aula de história através da modelação do tempo, visto especialmente em Huizinga. Foram elaborados dois jogos que têm a pretensão de proporcionar estudos da cultura Iorubá e da cultura Guarani a partir do ponto de vista destes povos. Abordou-se a cultura Iorubá através de um jogo de RPG (Role Playing Game) narrativista que inclui a representação dos orixás, enquanto a cultura Guarani foi examinada através de um jogo relacional entre o texto da narrativa de criação do mundo e imagens correspondentes. A partir do posicionamento na branquitude objetiva-se colaborar com a criação de sequências didáticas que favoreçam o respeito às diferenças e a construção de saberes em história a partir de relações cognitivas com a pluralidade. Aponta para a necessidade da intermediação do professor de história para o fortalecimento das aprendizagens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypetextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMitos de Origempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTolerânciapt_BR
Título: dc.titleTEMPOS DE DIFERENÇA: Ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons