CAUSOS NO TEMPO: HISTORIETAS BIOGRÁFICAS EM AULAS DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRoliano, Matheus Zambiasi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-24T17:09:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-24T17:09:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherCAUSOS NO TEMPO: HISTORIETAS BIOGRÁFICAS EM AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714772-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho se configura como a junção de questões teóricas envolvendo a escrita da história e o fazer docente na educação básica, portanto está localizado na união entre a teoria e metodologia da história e o ensino de história. Objetiva explorar a relação entre as diferentes possibilidades de interpretar o passado, no âmbito teórico, enfatizando a relação possível entre a análise macro e micro dos seres humanos no tempo pretérito. A problematização de escalas de análise é direcionada para a prática docente, com ênfase na oralidade e na performance, e objetiva a construção de histórias a serem contadas para alunos e alunas do ensino médio em forma de pequenos contos. Essa construção faz parte de um trabalho que envolve três gêneros de escrita em conjunto: o literário, o biográfico e o histórico. Para isso, considera-se a biografia como gênero central permeada por história e literatura de forma que sua compreensão seja híbrida; e busca-se utilizá-la através de criações autorais chamadas de historietas biográficas, que são estórias sobre alguns personagens no tempo. Tais personagens foram pensados a partir do tema geral proposto no currículo de turmas do segundo ano do ensino médio da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, no caso, a Idade Moderna. Essas historietas biográficas são utilizadas como maneiras de iniciar assuntos históricos em sala de aula, fixando com isso seres no tempo para trazer a atenção discente e também para, ao mesmo tempo, povoar o passado, “dar-lhe gente”, para ressaltar a importância de humanizá-lo destacando seus sujeitos como construtores de suas próprias realidades, não totalmente determinados pelo seu tempo, mas também não totalmente livres. Além da análise da prática, no presente trabalho há a análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências Humanas do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2021 para o ensino médio. Nessa análise se busca pensar na forma como as narrativas de vida estão presentes nos livros utilizados em sala de aula, em específico na coleção analisada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypetextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBiografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria e Metodologia da Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Título: dc.titleCAUSOS NO TEMPO: HISTORIETAS BIOGRÁFICAS EM AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons