Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOLEMBIEWSKI, FERNANDA DE AMORIM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-24T16:51:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-24T16:51:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714771-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da educação das relações étnico-raciais. Apresenta-se como uma proposta antirracista e problematizadora do privilégio da branquitude. Examina, utilizando abordagem qualitativa, duas legislações educacionais que orientam a construção dos currículos da educação básica brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta duas propostas de ensino de História, direcionadas ao 7º ano e ao 9º ano, através da elaboração de sequências didáticas problematizadoras. Avalia que o referencial teórico utilizado ofereceu uma nova abordagem para a análise das proposições curriculares e contribuiu para pensar a perspectiva da alteridade, as relações étnico-raciais na história brasileira e o diálogo entre passado e presente nas propostas de ensino elaboradas na pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent700KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypetextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBranquitudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Título: dc.titleEnsino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons