
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GOLEMBIEWSKI, FERNANDA DE AMORIM | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-24T16:51:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-24T16:51:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714771 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da educação das relações étnico-raciais. Apresenta-se como uma proposta antirracista e problematizadora do privilégio da branquitude. Examina, utilizando abordagem qualitativa, duas legislações educacionais que orientam a construção dos currículos da educação básica brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta duas propostas de ensino de História, direcionadas ao 7º ano e ao 9º ano, através da elaboração de sequências didáticas problematizadoras. Avalia que o referencial teórico utilizado ofereceu uma nova abordagem para a análise das proposições curriculares e contribuiu para pensar a perspectiva da alteridade, as relações étnico-raciais na história brasileira e o diálogo entre passado e presente nas propostas de ensino elaboradas na pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 700KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | texto | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Branquitude | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Fernanda de Amorim Golembiewski.pdf | 634,32 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714771/2/Fernanda de Amorim Golembiewski.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons