Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GÜNTZEL, ALESSANDRO ROBERTO HOPPE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-24T16:43:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-24T16:43:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Agência Histórica: uma abordagem por meio do podcast storytelling no Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714770 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades da abordagem do conceito de agência histórica por meio da elaboração de um podcast storytelling com estudantes de uma escola municipal do Bairro Guajuviras, de Canoas/RS. Nesse podcast, os estudantes foram colocados no papel de construir conhecimento histórico acerca da ocupação que deu origem ao bairro. Para tanto, foi desenvolvido um percurso metodológico que passou por um projeto pedagógico onde os estudantes frequentaram oficinas sobre storytelling, história oral, bem como sobre a história do Bairro Guajuviras, a partir das quais elaboraram um roteiro de entrevista. O podcast “Guajuviras 1987” é o resultado da entrevista que estudantes e professor realizaram com uma moradora do bairro que participou do processo histórico em questão bem como do debate entre eles acerca da experiência narrada por ela. O podcast storytelling foi entendido aqui como uma mídia por meio da qual se pode promover um ensino de história que parte do lugar de fala dos estudantes, comunidade e escola, e a agência histórica, por sua vez, como a capacidade do indivíduo tomar decisões fundamentadas, que levam em conta evidências e pensamento lógico, assentadas no entendimento de como o mundo social opera. Essa dissertação tem como bases também a perspectiva epistêmica, teórica e política decolonial, bem como os preceitos da história indisciplinada. Dessa maneira, a pesquisa permitiu concluir que uma prática pedagógica com ênfase no conceito de agência histórica propicia o desenvolvimento de um ensino de história para a democracia. O potencial do storytelling na abordagem do conceito de agência histórica, por sua vez, consiste em esse gênero ter características que propiciam uma forma de estruturar uma narrativa que humaniza um evento histórico ao valorizar emoções, sensações e sentimentos, ao mesmo tempo em que mantém documentos e testemunhos como bases dessa narrativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Agência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | pt_BR |
Título: dc.title | Agência Histórica: uma abordagem por meio do podcast storytelling no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALESSANDRO ROBERTO HOPPE GÜNTZEL.pdf | 10,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714770/2/ALESSANDRO ROBERTO HOPPE GÜNTZEL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons