Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Glaucia Marins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Rogério Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-23T11:00:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-23T11:00:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Glaucia Marins Moreira - Produto Educacional - 2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714765 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material, considerado como Produto Educacional, foi elaborado a partir dos estudos realizados durante o desenvolvimento da dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/Campus São Paulo, intitulada “Trajetórias hipotéticas de aprendizagem e sua interlocução com os conhecimentos didáticomatemáticos para o ensino da matemática: desafios e possibilidades vivenciadas por uma professora pesquisadora”, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro. Considerando os pressupostos teóricos presentes na dissertação, este material tem como objetivo apresentar as reflexões de uma professora pesquisadora durante o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem, com a intencionalidade de promover discussões e problematizações que contribuam para o desenvolvimento da criticidade de estudantes de uma turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico, considerando a importância de uma alfabetização financeira. Atuando na docência desde 2004, e ministrando aulas de matemática para turmas do Ensino Médio Técnico em uma escola pública localizada na cidade de São Paulo desde 2014, a professora pesquisadora pôde constatar o desinteresse dos estudantes em estudar conteúdos que estão articulados com as discussões acerca da alfabetização financeira. A percepção desse desinteresse, associada à necessária e importante discussão que contribua com a alfabetização financeira dos estudantes, instigou o interesse em desenvolver a investigação que gerou este material. Tem-se a expectativa de que este material possa contribuir para reflexões no campo da formação de professores, a partir das reflexões realizadas pela professora pesquisadora acerca dos caminhos trilhados durante a realização de uma pesquisa-ação para a construção da dissertação elabora no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP/Campus São Paulo. Ressalta-se que as reflexões aqui apresentadas consideram o contexto do desenvolvimento da investigação, e indicam apenas uma possibilidade de percurso, tendo por objetivo fornecer algumas pistas ou indicações de caminhos que podem ser trilhados. Caberá ao leitor, a partir de suas demandas e das necessidades que lhes são pertinentes, ressignificar as discussões e reflexões e, mais ainda, construir seus próprios percursos. Sendo assim, a proposição deste material tem como objetivo contribuir com professores e demais profissionais da educação, ampliando suas possibilidades de reflexão sobre a prática, assim como a elaboração de outras trajetórias hipotéticas de aprendizagem. A estrutura organizativa deste Produto Educacional compreende as seguintes seções: (1) Reflexões sobre o desenvolvimento de uma pesquisa-ação; (2) Reflexões acerca da Trajetória Hipotética de Aprendizagem; (3) Reflexões sobre os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados pela professora pesquisadora. Salienta-se que este Produto Educacional não tem por objetivo trazer propostas de ensino para serem trabalhadas por professores que ensinam matemática na atualidade. No entanto, os professores podem usufruir desse material, podendo, sim, elaborar atividades a partir dele, caso avaliem como pertinentes as discussões e reflexões aqui propostas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 901Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Reflexiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | THA | pt_BR |
Título: dc.title | CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS EM AÇÃO: Relato de uma professora pesquisadora e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Glaucia Marins Moreira - Produto Educacional - 2022.pdf | 900,01 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714765/2/Glaucia Marins Moreira - Produto Educacional - 2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons