CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS EM AÇÃO: Relato de uma professora pesquisadora e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Glaucia Marins-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Rogério Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-23T11:00:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-23T11:00:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
identificador: dc.identifier.otherGlaucia Marins Moreira - Produto Educacional - 2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714765-
Resumo: dc.description.abstractEste material, considerado como Produto Educacional, foi elaborado a partir dos estudos realizados durante o desenvolvimento da dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/Campus São Paulo, intitulada “Trajetórias hipotéticas de aprendizagem e sua interlocução com os conhecimentos didáticomatemáticos para o ensino da matemática: desafios e possibilidades vivenciadas por uma professora pesquisadora”, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro. Considerando os pressupostos teóricos presentes na dissertação, este material tem como objetivo apresentar as reflexões de uma professora pesquisadora durante o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem, com a intencionalidade de promover discussões e problematizações que contribuam para o desenvolvimento da criticidade de estudantes de uma turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico, considerando a importância de uma alfabetização financeira. Atuando na docência desde 2004, e ministrando aulas de matemática para turmas do Ensino Médio Técnico em uma escola pública localizada na cidade de São Paulo desde 2014, a professora pesquisadora pôde constatar o desinteresse dos estudantes em estudar conteúdos que estão articulados com as discussões acerca da alfabetização financeira. A percepção desse desinteresse, associada à necessária e importante discussão que contribua com a alfabetização financeira dos estudantes, instigou o interesse em desenvolver a investigação que gerou este material. Tem-se a expectativa de que este material possa contribuir para reflexões no campo da formação de professores, a partir das reflexões realizadas pela professora pesquisadora acerca dos caminhos trilhados durante a realização de uma pesquisa-ação para a construção da dissertação elabora no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP/Campus São Paulo. Ressalta-se que as reflexões aqui apresentadas consideram o contexto do desenvolvimento da investigação, e indicam apenas uma possibilidade de percurso, tendo por objetivo fornecer algumas pistas ou indicações de caminhos que podem ser trilhados. Caberá ao leitor, a partir de suas demandas e das necessidades que lhes são pertinentes, ressignificar as discussões e reflexões e, mais ainda, construir seus próprios percursos. Sendo assim, a proposição deste material tem como objetivo contribuir com professores e demais profissionais da educação, ampliando suas possibilidades de reflexão sobre a prática, assim como a elaboração de outras trajetórias hipotéticas de aprendizagem. A estrutura organizativa deste Produto Educacional compreende as seguintes seções: (1) Reflexões sobre o desenvolvimento de uma pesquisa-ação; (2) Reflexões acerca da Trajetória Hipotética de Aprendizagem; (3) Reflexões sobre os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados pela professora pesquisadora. Salienta-se que este Produto Educacional não tem por objetivo trazer propostas de ensino para serem trabalhadas por professores que ensinam matemática na atualidade. No entanto, os professores podem usufruir desse material, podendo, sim, elaborar atividades a partir dele, caso avaliem como pertinentes as discussões e reflexões aqui propostas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent901Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Reflexivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTHApt_BR
Título: dc.titleCONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS EM AÇÃO: Relato de uma professora pesquisadora e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons