Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira (ORG), Francisco Wagner Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa (ORG), Ana Cláudia Gouveia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-22T17:53:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-22T17:53:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714761-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho vem efetivar as nossas pretensões em contribuir com pesquisas no campo da Educação Matemática e, principalmente, com o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica, tendo como sustentação para o nosso estudo, as implicações do uso da História da Matemática como Tendência Metodológica de Ensino e Aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi analisar concepções de professores de Matemática sobre o uso da história no ensino. Para tanto realizamos uma discussão teórica e revisão de literatura nesse trabalho como categorias teórico-metodológicas, e, ainda, fomos a campo em busca de dados empíricos através de questionários respondidos por professores da Educação Básica do município de Canindé/Ce. Inicialmente realizamos uma leitura acerca da história como tendência de ensino e posteriormente fizemos uma aproximação e análise dos dados encontrados em nosso referencial com os informados pelos docentes em nosso questionário. O nosso trabalho mostra, dentre outros dados, que a formação docente é parte fundamental na constituição dos entendimentos e dos saberes dos futuros professores, pois é nesse período que os docentes fomentam a constituição de suas concepções quanto a conhecimentos matemáticos, e que todos os sujeitos de nossa pesquisa quer tenham ou não cursado uma disciplina de história da Matemática em sua graduação ou especialização, consideram positivo o uso da história como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Portanto acreditamos que nosso trabalho possa ser de fundamental importância tanto para professores da educação básica quanto para pesquisadores que desejem estudar, analisar ou conhecer informações relativas ao uso da história do ensino de Matemática por professores da Educação Básica, sobretudo na realidade de Canindé/CE.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleConcepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons