
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira (ORG), Francisco Wagner Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa (ORG), Ana Cláudia Gouveia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-22T17:53:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-22T17:53:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714761 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho vem efetivar as nossas pretensões em contribuir com pesquisas no campo da Educação Matemática e, principalmente, com o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica, tendo como sustentação para o nosso estudo, as implicações do uso da História da Matemática como Tendência Metodológica de Ensino e Aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi analisar concepções de professores de Matemática sobre o uso da história no ensino. Para tanto realizamos uma discussão teórica e revisão de literatura nesse trabalho como categorias teórico-metodológicas, e, ainda, fomos a campo em busca de dados empíricos através de questionários respondidos por professores da Educação Básica do município de Canindé/Ce. Inicialmente realizamos uma leitura acerca da história como tendência de ensino e posteriormente fizemos uma aproximação e análise dos dados encontrados em nosso referencial com os informados pelos docentes em nosso questionário. O nosso trabalho mostra, dentre outros dados, que a formação docente é parte fundamental na constituição dos entendimentos e dos saberes dos futuros professores, pois é nesse período que os docentes fomentam a constituição de suas concepções quanto a conhecimentos matemáticos, e que todos os sujeitos de nossa pesquisa quer tenham ou não cursado uma disciplina de história da Matemática em sua graduação ou especialização, consideram positivo o uso da história como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Portanto acreditamos que nosso trabalho possa ser de fundamental importância tanto para professores da educação básica quanto para pesquisadores que desejem estudar, analisar ou conhecer informações relativas ao uso da história do ensino de Matemática por professores da Educação Básica, sobretudo na realidade de Canindé/CE. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Título: dc.title | Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Livro Matematica Historia Ensino (1).pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714761/2/Livro Matematica Historia Ensino (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons