
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Zukovski de Oliveira, Lucas André | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-22T18:10:59Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-22T18:10:59Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Lucas André Zukovski | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714744 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação ora apresentada está situada entre o terreno da teoria da história, da historiografia, do ensino de história e da linguagem, trata, mais especificamente, dos conceitos em história. Nosso principal interlocutor é o professor e pesquisador Reinhart Koselleck (1923-2006), que, por sua vez, está vinculado a um dos trabalhos de história dos conceitos produzidos em solo alemão, o Conceitos históricos fundamentais: Léxico histórico da linguagem político-social da Alemanha, do qual foi editor ao lado de Otto Brunner e Werner Konze. No que diz respeito à historiografia, nas últimas décadas, é possível notar um interesse crescente sobre a discussão conceitual, mas, apesar disso, são poucos os trabalhos que relacionam a temática ao ensino de história. Sendo assim, nosso objetivo é aproximar as reflexões de Koselleck ao ensino, visando tornar o universo da linguagem conceitual mais claro e consciente àqueles envolvidos nesse processo, em especial, os professores. Para tal, na primeira parte do trabalho, analisamos a trajetória pessoal e intelectual de Koselleck, a história da história dos conceitos e seus pressupostos teóricos e metódicos. Na segunda parte, buscamos nos apropriar desses pressupostos para pensar os conceitos no ensino de história. Verificamos que os sujeitos, em suas vidas práticas, estão em contato recorrente e mobilizam constantemente a linguagem conceitual, que é indispensável para a explicação humana do mundo e de si, para a construção do pensamento histórico científico e para o processo de ensino e aprendizagem em história. Ela impulsiona e delimita a experiência histórica e a tentativa humana de apreendê-la. Sem ela, a reflexão historiográfica estaria comprometida. Nesse sentido, nossa proposição didática se materializou em dois roteiros com questões norteadoras direcionadas à formação de professores. O primeiro sobre aqueles conceitos encontrados nas fontes históricas; o segundo sobre aqueles criados pelos historiadores para explicar seus objetos e/ou seus procedimentos metodológicos. Essas questões são os veículos por meio dos quais buscamos tornar possível aos professores de história o desenvolvimento do grau de consciência sobre a dimensão conceitual do pensamento historiográfico, contribuindo tanto para a análise de textos históricos quanto das narrativas heterogêneas e conflitantes que permeiam a sociedade. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 1.38 MB | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | História dos conceitos | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da história | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR | 
| Título: dc.title | História dos Conceitos e Ensino de História na formação de professores | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação ProfHistória_Lucas André Zukovski.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714744/2/Dissertação ProfHistória_Lucas André Zukovski.pdfDownload | 
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons
        