História e educação do campo: as possibilidades para o ensino de história.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Jr., Fernando Luís Couto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-22T17:16:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-22T17:16:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFernandoLuisCoutodaSilvaJr_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714742-
Resumo: dc.description.abstractAs inquietações durante os anos de docência como professor de História, atuando em escolas do interior de Breves-PA, foram a motivação para realizar a escrita dessa dissertação. Uma ilha com uma realidade fluvial, em que os alunos possuem uma identidade ribeirinha, com costumes totalmente diferenciados do que estava habituado. Um exemplo desses hábitos é a rotina de uma família ribeirinha que inicia cedo seus afazeres, entre suas ocupações está a atividade da pesca com o matapí, pesca com rede e a própria caça de animais. Também constatei com colegas que eles não estavam habituados aos costumes e à realidade que as comunidades ribeirinhas praticam. No decorrer das aulas e a convivência com as comunidades e a diversidade que encontrei nas escolas comecei a identificar que a maioria dos meus alunos possuem atividades ligadas ao conceito de agricultura familiar, a agricultura, a pesca, caça, o extrativismo, a fabricação de farinha, além de trabalharem em pequenas serrarias. Também concluí que o currículo da Educação do Campo requer esse olhar sobre o cotidiano dos alunos. Verifiquei que o ensino de História proveitoso deve ser interdisciplinar, o que significa dizer que as disciplinas devem trabalhar mutuamente nesse texto colaborando entre elas, com a Educação do Campo, principalmente ligados ao modelo cultural e econômico das comunidades ribeirinhas. Desse modo, o olhar da pesquisa se concentrou no sistema modular de ensino público, que ocorre nas escolas ribeirinhas do município de Breves, com o objetivo de vincular o ensino de História à metodologia da Educação no Campo. O primeiro capítulo desta dissertação está voltado para mostrar um apanhado histórico de como a Educação no Campo surge e mostrar como a região do Marajó é um espaço profícuo para a atuação de professores. O segundo capítulo mostra como a História Local está intimamente ligada à Educação no Campo, no qual são trabalhados elementos históricos do município de Breves, juntamente com a análise de implantação do sistema modular de nível fundamental maior com suas propostas curriculares, e, por fim, é realizada uma análise com professores de História que atuam nas escolas ribeirinhas do município. Os resultados alcançados obtidos com análise do currículo e respostas dos professores proporcionaram ao terceiro capítulo uma proposta de sequência didática que envolve elementos do Ensino de História com a Educação no Campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,97 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação do Campo; Escola Ribeirinha; Sequência Didática; História Local; Povos Tradicionais.pt_BR
Título: dc.titleHistória e educação do campo: as possibilidades para o ensino de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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