A geometria ao Redor: Uma Iniciação ao Desenho Técnicos de Edificações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPB-
Autor(es): dc.contributor.authorPimenta, Fabio de Lucena Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rafael José Alves do Rego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-19T22:05:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-19T22:05:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
identificador: dc.identifier.otherA Geometria ao Redor: Uma iniciação ao Desenho Técnico de edificações-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714732-
Resumo: dc.description.abstractO presente livro digital é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional ­ o ProfEPT –, que se baseou em investigações bibliográficas e documentais sobre o ensino de geometria, desenho técnico e na produção de produtos educacionais no âmbito do ensino profissionalizante, bem como em entrevistas e aplicações de questionários com docentes dos cursos de Edificações do Ensino Médio Integrado de diversas instituições brasileiras que oferecem essa modalidade educacional, e tem como ideia básica ser um produto educacional interdisciplinar e introdutório ao desenho técnico para o curso de Edificações. Dessa forma, nas próximas páginas, o leitor irá se deparar com uma iniciação ao desenho técnico, feita por meio de explanações sobre temas de geometria, buscando associar conceitos abstratos desta ciência a fatos do cotidiano e às práticas da área da construção civil e do desenho técnico, cujo domínio se mostra, de acordo com as pesquisas realizadas, de bastante relevo para que alunos, principalmente do curso de Edificações ­ ainda que discentes de outros cursos também possam fazer uso deste material ­ tenham um bom desempenho nas disciplinas iniciais de desenho técnico, como também nos estudos posteriores em desenho arquitetônico. Para isso, foram utilizados, além da linguagem verbal, alguns recursos visuais tais como fotografias, desenhos e ilustrações, procurando, assim, um acercamento entre os conceitos normalmente tratados em sala de aula e a realidade concreta vivenciada por professores e alunos da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o presente material apresenta sugestões de atividades a serem realizadas tanto por grupos de alunos, sob a orientação de seus professores, como por eventuais leitores individuais, com o intuído de aproximar a teoria da vida prática e de articular os assuntos das disciplinas estudadas ­ geometria e o desenho técnico – com as experiências sociais dos leitores, procurando evidenciar, dessa forma, a inequívoca conexão entre educação, profissionalização e contexto social, visando, também, romper com uma equivocada concepção da Educação Profissional e Tecnológica apartada das experiências sociais dos discentes.-
Tamanho: dc.format.extent204 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleA geometria ao Redor: Uma Iniciação ao Desenho Técnicos de Edificações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseProfEPT-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons