GUIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ARTIGO DE OPINIÃO E A METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS EM FOCO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBELINELLI, Gabriela Pepis-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Eliana Merlin Deganutti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-19T20:23:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-19T20:23:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherGabriela Pepis Belinelli_GUIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714731-
Resumo: dc.description.abstractEste material é resultante da pesquisa intitulada "Sequência virtual de formação docente: o ensino do artigo de opinião por meio da metodologia das sequências didáticas de gêneros", realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que pode ser lida na íntegra aqui. Amparadas nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2006; 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020), desenvolvemos o que denominamos de sequência virtual de formação docente (SVFD) para professores de Língua Portuguesa da Educação Básica, tendo o artigo de opinião e a metodologia das sequências didáticas de gêneros como objetos unificadores. A finalidade dessa SVFD foi propor um curso de formação continuada para que os docentes pudessem não somente reconhecer o artigo de opinião, suas características e funcionalidades, mas também diferenciá-lo de outros gêneros (como a dissertação escolar e o texto dissertativo-argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM), e conhecer, de forma articulada, uma ferramenta de didatização de gêneros textuais – a sequência didática de gêneros –, que serviu tanto como objeto de ensino como modelo teórico-metodológico para a sistematização do próprio dispositivo de formação.Para elaborar a nossa proposta, buscamos nos espelhar em dois procedimentos concebidos por pesquisadores filiados ao ISD: a sequência didática de gêneros (SDG) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), que já possui uma estrutura amplamente consolidada, e a sequência de formação (SF), que ainda está em processo de consolidação (DOLZ; ROA; GAGNON, 2018; PONTARA; CRISTOVÃO, 2018; FRANCESCON; CRISTOVÃO; TOGNATO, 2018; FRANCESCON, 2019).Nossas escolhas teóricas e metodológicas se dão em razão de serem perspectivas de cunho sociointeracionista, que estão alinhadas aos documentos oficiais da educação vigentes, a saber, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada) (BRASIL, 2020).Para o desenvolvimento da nossa proposta, partimos da modelização do gênero, na qual pudemos depreender as dimensões ensináveis do artigo de opinião. Em seguida, optamos por elaborar um curso-piloto que pudesse servir de objeto de avaliação para a planificação e implementação da SVFD. Assim, ambas implementações foram realizadas na modalidade a distância, com o apoio de plataformas e ferramentas digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UENP – o Moodle –, o Google Meet e o WhatsApp. Por educação a distância, corroboramos com a definição de Costa (2017, p. 60), entendendoa como uma “modalidade de educação efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), em que professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo”.A SVFD também foi avaliada pelos professores-cursistas que participaram da intervenção e, posteriormente, foi submetida a uma validação didática baseada em três princípios propostos por Dolz (2020): legitimidade, pertinência e viabilidade. Com isso, nós não somente validamos o nosso dispositivo didático de formação, como também sintetizamos orientações e possibilidades de adaptações a partir das dificuldades demonstradas pelos nossos participantes. Tais orientações estão reunidas neste Guia para que você, professor-formador, possa implementar a SVFD.Embora ela seja baseada nos resultados de uma intervenção realizada a distância, consideramos que ela pode servir aos mais diversos contextos de formação, inclusive, ao presencial. Nossa intenção, portanto, não é fornecer uma proposta engessada, mas sim apresentar uma possibilidade, passível de adaptações a depender do contexto.Sendo assim, o Guia segue organizado em seis seções. Primeiramente, descrevemos como se deu o processo de transposição didática do gênero artigo de opinião. Em seguida, apresentamos um estudo bibliográfico do gênero, seguido de uma síntese das suas características. Posteriormente, trazemos algumas orientações iniciais sobre a SVFD, bem como uma descrição desse dispositivo didático de formação. Por fim, apresentamos as oficinas criadas para a formação, juntamente com orientações, atividades, materiais e sugestões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,26 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Formação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtigo de Opiniãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia das Sequências Didáticas de Gênerospt_BR
Título: dc.titleGUIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ARTIGO DE OPINIÃO E A METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS EM FOCOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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