Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMARGO VÊNCIO, Daniele Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Carlos Cesar Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-19T18:35:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-19T18:35:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Daniele Camargo Vencio_JovensAtivos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714728 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Produção Técnica Educacional é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada: “Educação Financeira para Juventude: Desenvolvimento de uma Newsletter como Produto Educacional Digital para Jovens Mais Autônomos” desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e encontra-se disponível em https://uenp.edu.br/mestrado-ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora: e-mail: danicamargovencio@gmail.com. O produto técnico educacional consistiu em um boletim eletrônico, uma newsletter, denominada “Jovens Ativos” que abordou assuntos relevantes de Educação Financeira (EF) direcionado ao público jovens universitários, estruturados a partir dos elementos que compreendem a formação de competências: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes e tem o intuito de despertar a atenção dos jovens alunos para o tema. De acordo com Cesca (2006), newsletter é uma carta informativa e representa uma publicação de uma organização destinada a um determinado público de interesse, grande parte voltada para um grupo externo. São enviadas por correio eletronico, SMS, MMS, WhatsApp®, ou outros tipos de comunicação eletrônica. A relevância do conteúdo é primordial para que haja interesse pela leitura e na continuidade do seu recebimento e além do conteúdo, os textos devem ser claros e sucintos representando a organização. O desenvolvimento deste boletim informativo eletrônico – newsletter – buscou a promoção de vários tipos de conhecimentos e conteúdos atuais para o desenvolvimento de competências, como intuito de que os jovens possam compreender a importância de saber gerenciar suas finanças para uma melhor tomada de decisões no que diz respeito às questões financeiras. Os conteúdos elaborados na newsletter seguiram a estrutura do documento Orientação para Educação Financeira nas Escolas (ENEF, 2012), que aborda os conteúdos em duas dimensões: a espacial e a temporal,e os príncipios da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Foram distribuidos em seis edições que contemplam os seguintes temas: Educação Financeira; Orçamento Financeiro: Planejamento Financeiro; Consumo Consciente; Créditos e Juros e 9 Investimentos. Na história das sociedades nunca houve tanta facilidade para o consumo como atualmente; o desenvolvimento do sistema econômico, o fenômeno da globalização e a evolução das tecnologias têm modificado diretamente o comportamento da sociedade e seus padrões de compra. A facilidade de crédito e o acesso aos vários produtos existentes no mercado globalizado também tem permitido hábitos de compras exagerados de itens supérfluos e um acúmulo de “coisas”, influenciando especialmente parte da juventude, cada vez mais endividada, sem expectativas e projetos de futuro. Com o desenvolvimento das tecnologias digitias, houve um crescimento exponencial dos acessos aos meios de comunicação que, atualmente, trabalham como nunca para expor propagandas que despertem emoções e gerem desejos. Muitas vezes, tais propagandas acabam incentivando as pessoas a consumirem produtos e serviços que nem precisam e cuja renda é insuficiente, tornando essa prática perigosa a caminho do endividamento. Em consonância com essa realidade, percebeu-se também que os jovens de hoje em dia cresceram rodeados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Nesse sentido, a utilização da tecnologia é algo natural para eles, pois os meios tecnológicos como celulares, smartphones, notebooks, tablets e outros dispositivos já estão inseridos em seu cotidiano – o que os tornam cada vez mais bem informados pelo acesso a fontes diversas, principalmente pela internet, e fornecem habilidades para lidar com as tecnologias (PRENSKY, 2012). Contudo, as mídias sociais têm influenciado e muito no comportamento consumidor dos jovens, o que demonstra ainda mais a importância e a necessidade de oferecer a Educação Financeira para esse público. Portanto, em relação à necessidade do público-alvo, o jovem universitário, ao iniciar sua vida acadêmica, começa a enfrentar o desafio da busca de seu espaço profissional no mercado de trabalho enquanto estagiário e, consequetemente, de uma posição efetiva e de independência financeira. Contudo, a Educação Financeira tende a desempenhar um papel decisivo para auxiliar os jovens a começarem a gerir os poucos recursos que possuem e a planejarem estratégias a longo prazo para atingirem seus objetivos pessoais e profissionais. O começo de uma vida profissional implica responsabilidades, no qual o desempenho do indivíduo depende da compreensão sobre a importância de saber gerenciar suas finanças para 10 uma melhor tomada de decisões no que diz respeito às questões financeiras. Considerando esse contexto, justificou-se a criação do produto educacional direcionado à contribuir com o prendizado da Educaçao Financeira, aliado às TDICs, destinado aos jovens alunos do Ensino Superior. O presente documento está organizado em dois capítulos, além desta introdução. No primeior capítulo, expõe-se a síntese da fundamentação teórica metodológica da produção técnica educacional. E no segundo capítulo apresenta-se a Newsletter construída através de uma linguagem adequada ao público jovem, e contendo textos informativos, além de sugestões de artigos, exercícios, podcasts e outras atividades, com o intuito de atrair a atenção e não se tornar cansativo. Os temas foram divididos em seis edições, e cada edição abordou um tema específico, com vários conteúdos relacionados. Nas referências são elencadas as obras que fundamentaram o desenvolvimento do produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital da Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Newsletter | pt_BR |
Título: dc.title | JOVENS ATIVOS: NEWSLETTER EM PROL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Daniele Camargo Vencio_JovensAtivos.pdf | 12,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714728/2/Daniele Camargo Vencio_JovensAtivos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons