SABERES INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: Reflexões sobre a experiência dos Educadores Indígenas Guarani da escola E.E.B.I. Wherá Tupã Poty Djá

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLiz, Marcela de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-19T14:21:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-19T14:21:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherSABERES INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: Reflexões sobre a experiência dos Educadores Indígenas Guarani da escola E.E.B.I. Wherá Tupa Poty Djápt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714723-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca identificar quais as estratégias, metodologias e concepções de ensino permeiam o ensino de história na escola indígena de M'Biguaçu YYN MOROTIN WHERÁ do povo Guarani Nhandeva. A pesquisa tem como fonte os saberes dos professores indígenas dessa comunidade, buscando entender como ocorre o ensino de história dentro da escola indígena. Através das entrevistas, e posteriormente da observação e trabalho de campo, pudemos refletir junto com os educadores indígenas sobre a forma como eles ensinam história, percebendo qual a relação do povo Guarani com a memória, com o entendimento do passado, dos seus processos históricos, quais concepções de história estão presentes em suas narrativas. A oralidade, a experiência de vida, o tempo de ouvir e falar, bem como a sabedoria dos mais velhos são aspectos que caracterizam o ensino de história Guarani. Estaremos conversando um pouco mais sobre essas características do ensino de história dentro da escola indígena, bem como dos lugares em que a história se faz presente na Tekoa. No primeiro capítulo refletimos sobre a educação escolar indígena na ótica de intelectuais indígenas e não indígenas. Posteriormente, no segundo capítulo, será feita uma análise da escola indígena E.B. I. Wherá Tupã Poty Djá e do seu projeto político e pedagógico, procurando situar a escola dentro do seu território e do tempo. No terceiro capítulo, procuramos refletir sobre as estratégias, os conteúdos, e o olhar dos professores indígenas sobre o ensino de história dentro da escola indígena. Como resultado desse trabalho conjunto, o terceiro capítulo contribui para a criaç ão de um e­book sobre o ensino de história na aldeia, apresentando os lugares pelos quais esse ensino perpassa, suas categorias de análise, e suas pedagogias específicas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, educação escolar indígena, ensino de história, cultura indígena, história indígena, história, decolonialidade, escolapt_BR
Título: dc.titleSABERES INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: Reflexões sobre a experiência dos Educadores Indígenas Guarani da escola E.E.B.I. Wherá Tupã Poty Djápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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