IMAGENS E HISTÓRIA - UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TELAS DE PEDRO AMÉRICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Eliane Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-19T14:14:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-19T14:14:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherIMAGENS E HISTÓRIA - UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TELAS DE PEDRO AMÉRICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714722-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresentará propostas e possibilidades de leitura e análise de pinturas de Pedro Américo relacionadas à história do Brasil. A nossa pesquisa investigou possibilidades do uso de pinturas no ensino de História do Brasil Império, com recorte em obras produzidas por Pedro Américo no século XIX. Para isso, começamos com o seguinte questionamento: Como usar pinturas produzidas por Pedro Américo no ensino de História? A proposta de análise/leitura de imagens foi construída em uma adaptação dos métodos de Eduardo França Paiva (2006) e de Valesca Giordano Litz (2019), bem como o método iconográfico de Erwin Panofsky (1955). As metodologias usadas foram a pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica para fundamentação teórica e propostas de leitura/interpretação das pinturas de Pedro Américo escolhidas: Independência ou Morte, A Batalha do Avaí e Libertação dos Escravos. Entre os objetivos dessa dissertação podemos citar a busca de meios para aproximar a pesquisa acadêmica e o docente, para facilitar seu trabalho em sala de aula. A nossa dimensão propositiva é construção de um website repositório com informações e sugestões de análise e leituras de imagens, contexto histórico da execução das pinturas, bem como dos acontecimentos representados nas pinturas. As sugestões de leitura de imagens apresentadas poderão ser aplicadas em diversos tipos de imagens, facilitando o trabalho e acesso do professor à informações disponibilizadas no website: https://sites.google.com/view/pedroamericonoensinodehistoria/in%C3%ADcio.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Pinturas; Ensino de História; Pedro Américo; Análise de Imagenspt_BR
Título: dc.titleIMAGENS E HISTÓRIA - UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TELAS DE PEDRO AMÉRICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons