Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Caroline Barroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-19T22:42:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-19T22:42:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caroline Barroso_E-bookFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714711 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente livro tem a pretensão de entender como as representações da mulher negra na sociedade, especificamente nos livros didáticos de história de 2001 a 20171, referente ao 8º ano do ensino fundamental, perpetuam e/ou quebram com os estereótipos a respeito dessa sujeita histórica que foi silenciada, durante muito tempo pela produção da historiografia brasileira. Acredita-se que tal silenciamento tenha ocorrido por conta das desigualdades estruturais de raça, classe e gênero e que atuam de forma interseccionalizadas na sociedade. Ao entender as relações de classe, gênero e raça como determinantes para a existência de desigualdades raciais e sociais na sociedade e, consequentemente, no ambiente escolar, propõe-se discutir como essas três características interferem no processo de ensino aprendizagem e contribuem para a não formação de uma consciência racial, social e histórica entre as alunas e alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Mulheres Negras; Educação Antirracista; Livro Didático. | pt_BR |
Título: dc.title | “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar: um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Livro Digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caroline Barroso_E-bookFinal.pdf | 16.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714711/2/Caroline Barroso_E-bookFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons