Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Carla Aparecida Nunes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | STRIQUER, Marilucia dos Santos Domingos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-19T18:11:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-19T18:11:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carla Aparecida Nunes de Souza_Redação do enem uma sequencia didática de generos hospedada em um ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714709 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O último ano do ensino médio é um momento importante na vida dos jovens, é o encerramento de um ciclo e início de outro. O Exame Nacional do Ensino Médio ( constitui se como uma oportunidade de ingresso no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificado ( e de acesso a programas sociais/educacionais: Programa Universidade para todos ( Financiamento Estudantil ( e para bolsas de estudo institucionais. Percebemos, porém, por experiência em lecionar para turmas do último ano da educação básica, que a produção de texto solicitada nesse exame conhecida como redação do ENEM, que é a denominação que adotamos nesta proposta de ensino, desperta questionamentos e incertezas nos estudantes, o que, muitas vezes, chega a afetar a motivação para a que eles participem do ENEM. Este Produto Técnico Educacional ( tem por finalidade apresentar aos professores uma possibilidade de ensino da redação do ENEM, por meio de uma sequência didática de gêneros ( ( NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS; STRIQUER; GONÇALVES, 2019), organizada em um ambiente virtual de aprendizagem ( A intenção é oferecer ferramentas para que os docentes, que atuam no último ano do Ensino Médio ( e em cursos preparatórios, possam desenvolver capacidades de linguagem nos alunos para a produção do referido gênero discursivo/textual. Outro objetivo que almejamos propiciar é a aprimo ração do letramento digital de docentes e discentes, no contato com recursos próprios dos AVAs. Optamos em utilizar a plataforma Moodle 1 Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment para hospedar a SDG, por ser essa uma plataforma versátil, vist o que possui várias ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de atividades diversificadas, além de permitir que se possa agregar outras novas atividades em seu sistema operacional. O Moodle tem como uma de suas características apresentar uma interfac e clara e livre de anúncios publicitários, aliada ao fato de ser facilmente instalado em qualquer servidor web. Nesse sentido, ele não exige do professor e dos alunos uma internet de alta velocidade, por exemplo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,95MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redação do ENEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática de Gêneros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo Sociodiscursivo | pt_BR |
Título: dc.title | REDAÇÃO DO ENEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS HOSPEDADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons