REDAÇÃO DO ENEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS HOSPEDADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Carla Aparecida Nunes de-
Autor(es): dc.contributor.authorSTRIQUER, Marilucia dos Santos Domingos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-19T18:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-19T18:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherCarla Aparecida Nunes de Souza_Redação do enem uma sequencia didática de generos hospedada em um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714709-
Resumo: dc.description.abstractO último ano do ensino médio é um momento importante na vida dos jovens, é o encerramento de um ciclo e início de outro. O Exame Nacional do Ensino Médio ( constitui se como uma oportunidade de ingresso no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificado ( e de acesso a programas sociais/educacionais: Programa Universidade para todos ( Financiamento Estudantil ( e para bolsas de estudo institucionais. Percebemos, porém, por experiência em lecionar para turmas do último ano da educação básica, que a produção de texto solicitada nesse exame conhecida como redação do ENEM, que é a denominação que adotamos nesta proposta de ensino, desperta questionamentos e incertezas nos estudantes, o que, muitas vezes, chega a afetar a motivação para a que eles participem do ENEM. Este Produto Técnico Educacional ( tem por finalidade apresentar aos professores uma possibilidade de ensino da redação do ENEM, por meio de uma sequência didática de gêneros ( ( NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS; STRIQUER; GONÇALVES, 2019), organizada em um ambiente virtual de aprendizagem ( A intenção é oferecer ferramentas para que os docentes, que atuam no último ano do Ensino Médio ( e em cursos preparatórios, possam desenvolver capacidades de linguagem nos alunos para a produção do referido gênero discursivo/textual. Outro objetivo que almejamos propiciar é a aprimo ração do letramento digital de docentes e discentes, no contato com recursos próprios dos AVAs. Optamos em utilizar a plataforma Moodle 1 Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment para hospedar a SDG, por ser essa uma plataforma versátil, vist o que possui várias ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de atividades diversificadas, além de permitir que se possa agregar outras novas atividades em seu sistema operacional. O Moodle tem como uma de suas características apresentar uma interfac e clara e livre de anúncios publicitários, aliada ao fato de ser facilmente instalado em qualquer servidor web. Nesse sentido, ele não exige do professor e dos alunos uma internet de alta velocidade, por exemplo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,95MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedação do ENEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática de Gênerospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
Título: dc.titleREDAÇÃO DO ENEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS HOSPEDADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons