Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sayonara da Luz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-19T14:32:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-19T14:32:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Saberes comunitários, História Local e Formação Integral nos anos iniciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714705 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O propósito dessa pesquisa é oportunizar o ensino da história de uma localidade, no caso, o município de Biguaçu, em Santa Catarina, na perspectiva da formação humana integral. Ao desenvolvê-la com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, fundamentada em um conceito do Programa Mais Educação, os saberes comunitários. Fundamentamos este trabalho também nos princípios educativos da Proposta Curricular de Santa Catarina e do Currículo Base do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Em seu desenvolvimento, identificamos, inicialmente, por meio de uma enquete com as famílias das crianças, um dos saberes, o saber habitação, como o mais relevante para a comunidade escolar e buscamos por fontes históricas que nos trouxessem indícios sobre esse saber, por meio da coleta de depoimentos de antigos moradores, de fotografias e textos escritos. Com base nesse acervo de fontes e em sua análise, elaborou-se uma proposta teórico-metodológica direcionada aos anos iniciais. As atividades propostas buscam explorar aspectos relacionados à vida cotidiana no presente e nos tempos da infância dos depoentes, ao modo de construir e de viver das pessoas que moraram na Casa dos Açores, casa que restou, no município, dos tempos do Brasil Colônia. São atividades abertas e de fácil adaptação em diferentes escolas e lugares. Sugerimos o portfólio como forma de organizar as atividades e também como um modo de acompanhar o processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Saberes Comunitários; História local; Formação integral; Anos iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes comunitários, História Local e Formação Integral nos anos iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SAYONARADALUZDASILVAPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 4.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714705/2/SAYONARADALUZDASILVAPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons