Saberes comunitários, História Local e Formação Integral nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sayonara da Luz da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-19T14:32:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-19T14:32:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherSaberes comunitários, História Local e Formação Integral nos anos iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714705-
Resumo: dc.description.abstractO propósito dessa pesquisa é oportunizar o ensino da história de uma localidade, no caso, o município de Biguaçu, em Santa Catarina, na perspectiva da formação humana integral. Ao desenvolvê-la com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, fundamentada em um conceito do Programa Mais Educação, os saberes comunitários. Fundamentamos este trabalho também nos princípios educativos da Proposta Curricular de Santa Catarina e do Currículo Base do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Em seu desenvolvimento, identificamos, inicialmente, por meio de uma enquete com as famílias das crianças, um dos saberes, o saber habitação, como o mais relevante para a comunidade escolar e buscamos por fontes históricas que nos trouxessem indícios sobre esse saber, por meio da coleta de depoimentos de antigos moradores, de fotografias e textos escritos. Com base nesse acervo de fontes e em sua análise, elaborou-se uma proposta teórico-metodológica direcionada aos anos iniciais. As atividades propostas buscam explorar aspectos relacionados à vida cotidiana no presente e nos tempos da infância dos depoentes, ao modo de construir e de viver das pessoas que moraram na Casa dos Açores, casa que restou, no município, dos tempos do Brasil Colônia. São atividades abertas e de fácil adaptação em diferentes escolas e lugares. Sugerimos o portfólio como forma de organizar as atividades e também como um modo de acompanhar o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Saberes Comunitários; História local; Formação integral; Anos iniciaispt_BR
Título: dc.titleSaberes comunitários, História Local e Formação Integral nos anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons