Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Iracema Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-18T17:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-18T17:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714697 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o futebol como tema gerador para as aulas de História. A proposta é apresentar a viabilidade de temas atrativos e presentes no cotidiano dos discentes, a fim de potencializar o aprendizado e mobilizá-los em sala de aula. O sistema teórico‑metodológico escolhido para o estudo é a Nova História Política. A Educação Histórica de Peter Lee, a Didática Histórica, principalmente com os estudos de Jörn Rüsen, e a História Pública, com a abordagem dos estudos de Juniele Rabêlo de Almeida e Marta Gouveia de Oliveira Rovai, também foram analisados por dialogarem e por contribuírem com uma visão pedagógica, em que os conhecimentos prévios dos estudantes são valorizados. Para o tema futebol, a pesquisa recorre aos autores Richard Giulianotti, Roberto DaMatta, Euclides de Freitas Couto, Lívia Magalhães, entre outros. Como solução mediadora de aprendizagem, o produto é a confecção de um Almanaque, com eventos do mundo do futebol relacionados aos conteúdos substantivos do ensino de História, visando a auxiliar professores e professoras nas aulas desta disciplina. O recorte temporal são três períodos republicanos: a Era Vargas, o Populismo e a Ditadura Empresarial-Militar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,859 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Futebol e Política. Futebol e História. Aprendizagem Histórica. História Pública. | pt_BR |
Título: dc.title | Futebol e política não só se discute como se estuda: o futebol como mediação pedagógica para o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons