Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Augusto César de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-18T18:34:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-18T18:34:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714692 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa discute a temática indígena nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II à luz do pensamento de Jorn Rusen. A investigação deteve-se na seguinte questão: quais são os pontos de divergências e convergências entre a abordagem da temática indígena numa coleção didática de História dos anos finais do Ensino Fundamental e as diretrizes de Jorn Rusen? Tem como objetivo geral identificar e analisar os pontos de divergências e convergências entre a abordagem da temática indígena numa coleção didática de História do Ensino Fundamental II e as diretrizes rusenianas. Como objetivos específicos busca: 1 – Contextualizar o processo de conquista da Lei nº 11.645/2008 e seus efeitos na produção de livros didáticos de História; 2 – Destacar as páginas destinadas ao ensino da temática indígena nos manuais de História, tendo como parâmetro as diretrizes de Jorn Rusen; 3 – Elaborar e apresentar um encarte com proposição de atividades para as aulas de História Indígena nas séries finais do Ensino Fundamental. Para compor o material de estudo foram selecionados os capítulos que tratam da História Indígena no Brasil na Coleção Vontade de Saber História - PNLD/2020. O aporte teórico é constituído pelas teorizações ruseniana da aprendizagem histórica e do livro didático ideal. Os dados foram analisados a partir dos indicadores de utilidade para percepção, interpretação e orientação histórica. Como proposição, apresento um encarte com sugestão de aulas-oficinas, com a perspectiva de contribuir para a prática docente na Educação Básica, assim como para a efetivação da Lei nº11.645/2008 | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,672 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
Licença: dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Livro didático. História Indígena. Aprendizagem histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | A temática indígena em livros didáticos de História do Ensino Fundamental II: um estudo reflexivo propositivo à luz do pensamento de Jorn Rusen | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Augusto Cesar de Araújo -Versão Final..pdf | 4.67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714692/2/Dissertação - Augusto Cesar de Araújo -Versão Final..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: