A temática indígena em livros didáticos de História do Ensino Fundamental II: um estudo reflexivo propositivo à luz do pensamento de Jorn Rusen

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Augusto César de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-18T18:34:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-18T18:34:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação e Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714692-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa discute a temática indígena nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II à luz do pensamento de Jorn Rusen. A investigação deteve-se na seguinte questão: quais são os pontos de divergências e convergências entre a abordagem da temática indígena numa coleção didática de História dos anos finais do Ensino Fundamental e as diretrizes de Jorn Rusen? Tem como objetivo geral identificar e analisar os pontos de divergências e convergências entre a abordagem da temática indígena numa coleção didática de História do Ensino Fundamental II e as diretrizes rusenianas. Como objetivos específicos busca: 1 – Contextualizar o processo de conquista da Lei nº 11.645/2008 e seus efeitos na produção de livros didáticos de História; 2 – Destacar as páginas destinadas ao ensino da temática indígena nos manuais de História, tendo como parâmetro as diretrizes de Jorn Rusen; 3 – Elaborar e apresentar um encarte com proposição de atividades para as aulas de História Indígena nas séries finais do Ensino Fundamental. Para compor o material de estudo foram selecionados os capítulos que tratam da História Indígena no Brasil na Coleção Vontade de Saber História - PNLD/2020. O aporte teórico é constituído pelas teorizações ruseniana da aprendizagem histórica e do livro didático ideal. Os dados foram analisados a partir dos indicadores de utilidade para percepção, interpretação e orientação histórica. Como proposição, apresento um encarte com sugestão de aulas-oficinas, com a perspectiva de contribuir para a prática docente na Educação Básica, assim como para a efetivação da Lei nº11.645/2008pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,672 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAn error occurred on the license name.*
Licença: dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Livro didático. História Indígena. Aprendizagem histórica.pt_BR
Título: dc.titleA temática indígena em livros didáticos de História do Ensino Fundamental II: um estudo reflexivo propositivo à luz do pensamento de Jorn Rusenpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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