Blog Escravidão, mestiçagens e ensino de História: Uma proposta de ferramenta complementar para a Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSales, Rogério Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-18T18:15:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-18T18:15:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertação e Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714691-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar as categorias históricas relacionadas a escravidão e as mestiçagens nos livros didáticos do Ensino Médio, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB nº 9.394/1996, na Lei nº 10.639/2003 sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira, na Lei nº 11.645/2008 sobre o ensino da cultura indígena e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no que tangem aos estudos da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Indígena e a criação de um espaço virtual para apresentar as categorias analisadas e propor o uso de fontes históricas no Ensino Médio. Tem como questão fundamental como as fontes históricas podem contribuir para um ensino de história acerca das categorias e conceitos históricos da escravidão e das mestiçagens. A pesquisa é realizada com base na História Social da Cultura com ênfase nas Connected Histories. As fontes analisadas neste trabalho são três coleções vigentes de livros didáticos de história do Ensino Médio, as Lei 9.394/96, 10.639/2003, 11.645/08 e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A hipótese é de que os livros didáticos usados em sala de aula estão pautados na ideia do encontro das três raças desconsiderando as mestiçagens biológicas e culturais dos povos envolvidos nos processos de conquista. Como produto que demonstre a viabilidade prática da pesquisa em consonância com o ensino de história tem-se a construção de um blog, em plataforma gratuita, como proposta metodológica complementar ao livro didático para a partir de trechos dos livros analisados discutir didaticamente com o auxílio da historiografia as categorias históricas da escravidão e mestiçagens, suas definições e contextualizações, além de demonstrar exemplos de fontes para o estudo da escravidão e das mestiçagens para o ensino de história do Brasil no Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,255 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Saberes Históricos. Blog Escravidão e Mestiçagens.pt_BR
Título: dc.titleBlog Escravidão, mestiçagens e ensino de História: Uma proposta de ferramenta complementar para a Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons