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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Thaíse Ludimilla Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-18T17:46:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-18T17:46:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714690 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As ditaduras instauradas no Brasil e em outros países do Cone Sul das Américas, na segunda metade do século XX, constituem o objeto desta pesquisa. Tomando por base os recentes debates historiográficos sobre o tema, os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo propostos por Laurence Bardin e a Teoria das Representações de Roger Chartier, a pesquisa volta-se à análise crítica de textos e imagens veiculados em um livro didático de História produzido após a publicação da nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC) de 2018 e selecionado no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), no ano de 2020, para ser utilizado em escolas públicas do Estado da Bahia. A revisão crítica do conteúdo do material selecionado, que encerra a primeira parte da presente dissertação, está articulada com a reflexão sobre o ensino de História em um contexto marcado pelo avanço do negacionismo científico, alimentado por uma cultura política de base conservadora, redimensionada no período ditatorial, instituído com o golpe de 1964, e no processo de redemocratização do país. Incorporada em intensas disputas, polêmicas e narrativas dissonantes, potencializadas pela difusão das tecnologias digitais de informação e comunicação, a abordagem das Ditaduras do Cone Sul insere-se na perspectiva da História Difícil. O seu tratamento em salas de aula de História demanda a produção e utilização de materiais didáticos ancorados em referências acadêmicas recentes e metodologias alternativas que valorizem a produção do conhecimento mediante o contato de alunos e alunas com fontes documentais. A proposta de uma sequência didática sobre o assunto, para possível uso por professores da Educação Básica, constitui a segunda parte da dissertação. Sua concepção, ancorada no conceito de cultura política e nos debates contemporâneos sobre negacionismos que orientaram a construção do texto dissertativo, atende ao propósito de formação crítica e cidadã de alunas e alunos, de modo a favorecer a discussão sobre a importância da democracia e da defesa dos Direitos Humanos como conquistas históricas da humanidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,631 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Cotidiano escolar e saberes históricos. Currículo, prática docente e livro didático. História Difícil. Cultura política. Ditaduras no Cone Sul. | pt_BR |
Título: dc.title | A história difícil das ditaduras do Cone Sul das Américas: cultura política, negacionismo e Direitos Humanos em materiais didáticos de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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