Ensino e Aprendizagem de volume de paralelepípedo: uso e construção de aplicativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Cledyana Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José Costa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-17T23:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-17T23:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-17-
identificador: dc.identifier.otherEnsino e Aprendizagem de volume de paralelepípedo: uso e construção de aplicativospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714678-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração deste trabalho teve sua origem na disciplina de Tecnologias de Informática aplicada ao ensino de matemática do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, o mesmo foi idealizado e desenvolvido com o apoio do Professor Doutor Fábio José da Costa Alves junto ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA. A proposta desenvolvida no trabalho consiste na elaboração de um tutorial de um aplicativo para smartphones para realizar o cálculo do volume de paralelepípedos. A criação e desenvolvimento do aplicativo se deu por meio de Ambiente Integral de desenvolvimento-IDE App Inventor 2. Esta ferramenta possibilita um ambiente de programação livre no qual professores e alunos podem ter acesso de forma gratuita. O App inventor é um Software web criado pelo MIT-Massachusetts institute of tecnology; por meio desta ferramenta tem-se a possibilidade da criação de inúmeras atividades, desenvolvimento de aplicativos que podem ser usados em diversos dispositivos com sistema Androide, este sistema geralmente é usado em celulares smartphones e Tabletes. Com o cresce número de pessoas que usufruem da tecnologia, tem sido comum que crianças, adolescente e jovens carreguem consigo seus tabletes e celulares. Em vista disso, temos como proposta fazer uso dessas ferramentas em salas de aula usufruindo do acesso à tecnologia como ferramenta para educação. Ao se trata do ensino de matemática o uso desta ferramenta possibilita inovação e interação, saindo do clássico e corriqueiro quadro com cálculos. Este trabalho tem como público alvo professores de matemática, alunos da graduação e pós-graduação, em especial aqueles educadores matemáticos buscam ensinar matemática de forma a mostrar muito mais de cálculos e demonstrações, sempre buscando inovar, aprender, reaprender para assim se tornar aquele professor e profissional que buscar ser e oferecer o seu melhor para a educação desta geração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4923pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Iventorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVolume do paralelepípedopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleEnsino e Aprendizagem de volume de paralelepípedo: uso e construção de aplicativospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais