Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cordeiro, Cledyana Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José Costa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-17T23:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-17T23:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino e Aprendizagem de volume de paralelepípedo: uso e construção de aplicativos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714678 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração deste trabalho teve sua origem na disciplina de Tecnologias de Informática aplicada ao ensino de matemática do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, o mesmo foi idealizado e desenvolvido com o apoio do Professor Doutor Fábio José da Costa Alves junto ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA. A proposta desenvolvida no trabalho consiste na elaboração de um tutorial de um aplicativo para smartphones para realizar o cálculo do volume de paralelepípedos. A criação e desenvolvimento do aplicativo se deu por meio de Ambiente Integral de desenvolvimento-IDE App Inventor 2. Esta ferramenta possibilita um ambiente de programação livre no qual professores e alunos podem ter acesso de forma gratuita. O App inventor é um Software web criado pelo MIT-Massachusetts institute of tecnology; por meio desta ferramenta tem-se a possibilidade da criação de inúmeras atividades, desenvolvimento de aplicativos que podem ser usados em diversos dispositivos com sistema Androide, este sistema geralmente é usado em celulares smartphones e Tabletes. Com o cresce número de pessoas que usufruem da tecnologia, tem sido comum que crianças, adolescente e jovens carreguem consigo seus tabletes e celulares. Em vista disso, temos como proposta fazer uso dessas ferramentas em salas de aula usufruindo do acesso à tecnologia como ferramenta para educação. Ao se trata do ensino de matemática o uso desta ferramenta possibilita inovação e interação, saindo do clássico e corriqueiro quadro com cálculos. Este trabalho tem como público alvo professores de matemática, alunos da graduação e pós-graduação, em especial aqueles educadores matemáticos buscam ensinar matemática de forma a mostrar muito mais de cálculos e demonstrações, sempre buscando inovar, aprender, reaprender para assim se tornar aquele professor e profissional que buscar ser e oferecer o seu melhor para a educação desta geração. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4923 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Iventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Volume do paralelepípedo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino e Aprendizagem de volume de paralelepípedo: uso e construção de aplicativos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro_ CLEDYANA SOUZA CORDEIRO.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714678/1/Livro_ CLEDYANA SOUZA CORDEIRO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: