PBL, faça o seu: guia de sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Karla Angélica Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-17T13:28:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-17T13:28:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherPBL, faça o seu: guia de sequência didática-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714664-
Resumo: dc.description.abstract"Este guia, fruto da dissertação de Mestrado, fornece perspectivas sobre o ensino médico, o método ativo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em casos complexos sobre fraturas expostas, trabalhados na disciplina de Ortopedia e Traumatologia de um curso de medicina. Esse guia se destina aos docentes da área da saúde, já que concede uma sequência didática para elaboração e aplicação de um PBL, que é um método de ensino que pode ser incluído às estratégicas pedagógicas na prática docente, junto com outros métodos de ensino. O PBL é diferente da abordagem tradicional, visto que começa com exemplos individuais ou apresentam cenários de problemas que estimulam o(a) discente ao trabalho colaborativo. Ao fazer isso, os(as) estudantes chegam aos princípios e conceitos gerais e específicos que migram para outras situações de aprendizagem: reflexão, tomada de decisões, resolução do problema de maneira individual e coletiva. Isso porque o PBL auxilia a aquisição de competências, incentiva uma abordagem profunda da aprendizagem e propicia, aos(às) estudantes, a autonomia. No entanto, os(as) discentes podem não conseguir desenvolver uma estrutura organizada para seu conhecimento. Para isso é necessário que o(a) docente tenha conhecimento da elaboração e de como aplicar um PBL, ou seja, conhecer uma sequência didática para realização desse método com uma determinada turma de alunos(as). Assim, é fundamental compreender o cenário do problema que se quer trabalhar, pois esse deve despertar o interesse dos(as) estudantes. Diante disso, esse guia mostra que o(a) docente pode se utilizar de várias mídias para a elaboração de um PBL: áudio, vídeo, podcast, aplicativos educativos, quiz, e outras ferramentas que promovem o compartilhamento de informações, bem como de produção colaborativa. Além disso, outros recursos de aprendizagem adicionais podem ser disponibilizados aos estudantes, incluindo e-books, links interessantes etc. A elaboração do PBL envolve uma combinação habilidosa de estratégias educacionais projetadas para ajudar os(as) estudantes a alcançar os resultados em seu processo de aprendizagem. O PBL pode dar uma contribuição valiosa para essa combinação, mas é preciso prestar atenção em como ela é implementada. O guia está dividido em duas seções. A primeira trata sobre a abordagem PBL em casos complexos. A segunda, sobre a elaboração para entrega do conteúdo pelos(as) docentes, incluindo a avaliação de conhecimentos. Salientamos ainda que, apesar dos exemplos apresentarem o tema fraturas expostas, as estratégias de elaboração são consideradas para qualquer tema desenvolvido em um curso de medicina. Isso acontece, porque esse trabalho considera as medidas que podem ser necessárias para garantir o desenvolvimento do PBL como método em qualquer currículo médico."-
Tamanho: dc.format.extent17mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProblem Based Learning-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectFraturas Expostas-
Título: dc.titlePBL, faça o seu: guia de sequência didática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO À DISTÂNCIA - EAD-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons