
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, CARLOS MAGNO DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-17T00:23:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-17T00:23:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de Permutação através da Resolução de Problemas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714645 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar as dificuldades dos alunos, ao estudarem permutação, e os efeitos que uma sequência didática, construída através da resolução de problemas, proporciona para a construção de saberes, com vista a melhorar o ensino e aprendizagem de permutação, em uma turma do 2º ano do ensino médio. Como referenciais teóricos e metodológicos, utilizamos em nossa pesquisa a Engenharia Didática, que, segundo Artigue (1996), constitui-se de quatro etapas (análises prévias, análises a priori, experimentação e validação). Adotamos a Análise Microgenética proposta por Góes (2000) com entendimento de Tomio et al. (2017), Kelman e Branco (2014), Souza e Cabral (2010), baseado nos estudos de Vygotsk, a Resolução de Problemas proposto por Polya (1945) com as concepções de Onuchic et al. (2014), Dante (2009), Pinheiro e Sá (2010) e a Sequência Didática, na visão de Zabala (1998). A experimentação aconteceu no segundo semestre de 2021. Nesta etapa, apresentamos a sequência didática proposta numa turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Codó-MA. Durante a aplicação da sequência didática, fizemos videogravação e filmagem para descrição e análise dos dados, por meio da Análise Microgenética, além dos registros nas observações e conclusões dos estudantes. Por último, na análise a posteriori e validação, descrevemos passo a passo a análise dos resultados obtidos com a aplicação da sequência didática. Os resultados obtidos estão apresentados na versão final da dissertação, juntamente com um produto educacional para que possamos contribuir com o ensino e aprendizagem, na prática pedagógica de professores de matemática ao ministrarem o conteúdo de Permutação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4232 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Permutação | pt_BR |
| Título: dc.title | Dissertação - Ensino de Permutação através da Resolução de Problemas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Carlos Magno de Moraes - Dissertação.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714645/1/Carlos Magno de Moraes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: