Dissertação - Ensino de Permutação através da Resolução de Problemas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, CARLOS MAGNO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-17T00:23:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-17T00:23:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Permutação através da Resolução de Problemaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714645-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar as dificuldades dos alunos, ao estudarem permutação, e os efeitos que uma sequência didática, construída através da resolução de problemas, proporciona para a construção de saberes, com vista a melhorar o ensino e aprendizagem de permutação, em uma turma do 2º ano do ensino médio. Como referenciais teóricos e metodológicos, utilizamos em nossa pesquisa a Engenharia Didática, que, segundo Artigue (1996), constitui-se de quatro etapas (análises prévias, análises a priori, experimentação e validação). Adotamos a Análise Microgenética proposta por Góes (2000) com entendimento de Tomio et al. (2017), Kelman e Branco (2014), Souza e Cabral (2010), baseado nos estudos de Vygotsk, a Resolução de Problemas proposto por Polya (1945) com as concepções de Onuchic et al. (2014), Dante (2009), Pinheiro e Sá (2010) e a Sequência Didática, na visão de Zabala (1998). A experimentação aconteceu no segundo semestre de 2021. Nesta etapa, apresentamos a sequência didática proposta numa turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Codó-MA. Durante a aplicação da sequência didática, fizemos videogravação e filmagem para descrição e análise dos dados, por meio da Análise Microgenética, além dos registros nas observações e conclusões dos estudantes. Por último, na análise a posteriori e validação, descrevemos passo a passo a análise dos resultados obtidos com a aplicação da sequência didática. Os resultados obtidos estão apresentados na versão final da dissertação, juntamente com um produto educacional para que possamos contribuir com o ensino e aprendizagem, na prática pedagógica de professores de matemática ao ministrarem o conteúdo de Permutação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4232pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermutaçãopt_BR
Título: dc.titleDissertação - Ensino de Permutação através da Resolução de Problemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais