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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOURENÇO, Fábio Carlos Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-16T19:30:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-16T19:30:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de triângulos por Atividades Experimentais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713195 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação aborda o ensino de triângulos por atividades experimentais. O problema científico se deu sobre quais implicações a aplicação de uma sequência didática em ensino de triângulos com fundamentação em Ensino por Atividades Experimentais provoca no processo de aprendizagem nos alunos? A pesquisa objetivou analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de triângulos com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, baseada na metodologia de ensino denominada ensino por atividades. Adotou-se para metodologia de pesquisa, a Engenharia Didática, passando por todas as suas fases (análises prévias, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação) e para metodologia de ensino adotou-se o ensino por atividades experimentais de Sá (2009), Sá (2019) e Sá (2020). Tal experimento ocorreu em uma escola pública no município de Parauapebas-PA, com 13 alunos, número reduzido em decorrência da pandemia que ocorreu no mundo que implicou na suspensão das aulas presenciais. Para analisar os resultados, usou-se os registros dos alunos nas atividades, confrontos entre a análise a priori e análise a posteriori, bem como a análise de desempenho no pré-teste, que foi aplicado antes da sequência didática e do pós-teste, que foi aplicado após a sequência. Dentre os principais resultados estão: a melhora considerável das notas dos alunos no pós-teste, comprometimento e realizar as atividades propostas da sequência, além do saldo das atividades que foram positivos após a confrontação das análises a priori e a posteriori. Através dos dados obtidos temos como conclusão que a sequência didática implicou de forma positiva na aprendizagem dos alunos e que essa metodologia é uma alternativa à prática rotineira de docentes que são encontrados na maioria das escolas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4935 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividade Experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Triângulos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação - O ensino de triângulos por Atividades Experimentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Fábio Carlos Oliveira Lourenço - Dissertação.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713195/1/Fábio Carlos Oliveira Lourenço - Dissertação.pdfDownload |
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