Dissertação - O ensino de triângulos por Atividades Experimentais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOURENÇO, Fábio Carlos Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-16T19:30:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-16T19:30:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de triângulos por Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713195-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação aborda o ensino de triângulos por atividades experimentais. O problema científico se deu sobre quais implicações a aplicação de uma sequência didática em ensino de triângulos com fundamentação em Ensino por Atividades Experimentais provoca no processo de aprendizagem nos alunos? A pesquisa objetivou analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de triângulos com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, baseada na metodologia de ensino denominada ensino por atividades. Adotou-se para metodologia de pesquisa, a Engenharia Didática, passando por todas as suas fases (análises prévias, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação) e para metodologia de ensino adotou-se o ensino por atividades experimentais de Sá (2009), Sá (2019) e Sá (2020). Tal experimento ocorreu em uma escola pública no município de Parauapebas-PA, com 13 alunos, número reduzido em decorrência da pandemia que ocorreu no mundo que implicou na suspensão das aulas presenciais. Para analisar os resultados, usou-se os registros dos alunos nas atividades, confrontos entre a análise a priori e análise a posteriori, bem como a análise de desempenho no pré-teste, que foi aplicado antes da sequência didática e do pós-teste, que foi aplicado após a sequência. Dentre os principais resultados estão: a melhora considerável das notas dos alunos no pós-teste, comprometimento e realizar as atividades propostas da sequência, além do saldo das atividades que foram positivos após a confrontação das análises a priori e a posteriori. Através dos dados obtidos temos como conclusão que a sequência didática implicou de forma positiva na aprendizagem dos alunos e que essa metodologia é uma alternativa à prática rotineira de docentes que são encontrados na maioria das escolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4935pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividade Experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Triângulospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Título: dc.titleDissertação - O ensino de triângulos por Atividades Experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais