O meme como fonte para a abordagem histórica em sala de aula sobre a Ditadura Empresarial-Militar no Brasil

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Cilmara Lédo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-16T18:43:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-16T18:43:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação e Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713194-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa tem por objeto o uso de memes como fonte para abordagem histórica em sala de aula sobre a Ditadura Empresarial-Militar no Brasil, com estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Guanambi, no interior da Bahia. Sob o aporte teórico da Educação Histórica, insere-se a perspectiva do estímulo à aprendizagem histórica por meio do estudo e da problematização das fontes em sala de aula. A proposta sugere que o uso de memes como fonte histórica pode fornecer novos elementos para a problematização do conteúdo Ditadura Empresarial-Militar no Brasil de modo a estabelecer relações com a vida prática e favorecer a compreensão das demandas do presente. Debates e reflexões em torno dos memes, tomados como evidências históricas, podem servir de base ao desenvolvimento, entre os alunos, de competências de leitura e interpretação de fontes, com vistas à potencialização da consciência histórica. A escolha do tema Ditadura é o mote para a discussão em torno de princípios humanistas e para a afirmação de direitos humanos fundamentais, que têm sido objeto de negação por grupos de extrema-direita que se encontram no controle de instâncias centrais do governo brasileiro. As lutas por direito à vida e à liberdade impõem-se como conteúdos essenciais ao tema Ditadura e só podem ser explicadas, em suas especificidades, sob o pano de fundo da repressão e da supressão de direitos pós-Golpe de 1964. As narrativas que defendem o regime ditatorial devem ser confrontadas mediante a utilização de outras formas de representação (imagens e discursos). Nessa perspectiva, como produto educacional, apresenta-se o planejamento de uma Aula Histórica, com todos os passos para utilização de memes históricos e outras fontes para a problematização do conteúdo em correlação com as narrativas do presente, pautada na metodologia da Aula Histórica (SCHMIDT, 2020).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,703 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Memes. Ditadura Empresarial-Militar. Aula Histórica.pt_BR
Título: dc.titleO meme como fonte para a abordagem histórica em sala de aula sobre a Ditadura Empresarial-Militar no Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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