Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Cilmara Lédo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-16T18:43:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-16T18:43:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713194 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa tem por objeto o uso de memes como fonte para abordagem histórica em sala de aula sobre a Ditadura Empresarial-Militar no Brasil, com estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Guanambi, no interior da Bahia. Sob o aporte teórico da Educação Histórica, insere-se a perspectiva do estímulo à aprendizagem histórica por meio do estudo e da problematização das fontes em sala de aula. A proposta sugere que o uso de memes como fonte histórica pode fornecer novos elementos para a problematização do conteúdo Ditadura Empresarial-Militar no Brasil de modo a estabelecer relações com a vida prática e favorecer a compreensão das demandas do presente. Debates e reflexões em torno dos memes, tomados como evidências históricas, podem servir de base ao desenvolvimento, entre os alunos, de competências de leitura e interpretação de fontes, com vistas à potencialização da consciência histórica. A escolha do tema Ditadura é o mote para a discussão em torno de princípios humanistas e para a afirmação de direitos humanos fundamentais, que têm sido objeto de negação por grupos de extrema-direita que se encontram no controle de instâncias centrais do governo brasileiro. As lutas por direito à vida e à liberdade impõem-se como conteúdos essenciais ao tema Ditadura e só podem ser explicadas, em suas especificidades, sob o pano de fundo da repressão e da supressão de direitos pós-Golpe de 1964. As narrativas que defendem o regime ditatorial devem ser confrontadas mediante a utilização de outras formas de representação (imagens e discursos). Nessa perspectiva, como produto educacional, apresenta-se o planejamento de uma Aula Histórica, com todos os passos para utilização de memes históricos e outras fontes para a problematização do conteúdo em correlação com as narrativas do presente, pautada na metodologia da Aula Histórica (SCHMIDT, 2020). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,703 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Memes. Ditadura Empresarial-Militar. Aula Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | O meme como fonte para a abordagem histórica em sala de aula sobre a Ditadura Empresarial-Militar no Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao Cilmara Lédo de Araújo.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713194/2/Dissertacao Cilmara Lédo de Araújo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons