Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Eliane Denes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, Helio Rosetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-12T00:26:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-12T00:26:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_24.03.2021_ELIANE DENES ROCHA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições para a Matemática Financeira que podem ser extraídas a partir da aplicação e discussão de atividades investigativas de Educação Financeira em aulas de Matemática no Ensino Médio, com base em atividades construídas da perspectiva da Educação Matemática Crítica. A recém aprovada Base Nacional Curricular Comum (BNCC) contempla, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, propostas que lançam a Educação Financeira em uma condição de discussão nessas duas etapas da Educação Básica. Aproveitando essa liberdade de escolher a metodologia a ser empregada, trabalhamos com os alunos do segundo ano do curso Técnico Integrado em Administração do Ifes campus Linhares, questões ligadas, principalmente, ao uso do dinheiro de forma consciente e com controle. A abordagem investigativa foi desenvolvida por meio da aplicação em ambiente online para fazer questionário, atividades contextualizadas trazendo exemplos do dia a dia dos alunos para desenvolver temas ligados à Educação Financeira. Como referencial teórico, dialogamos com D’Ambrosio e Skovsmose (2014) no campo da educação matemática crítica, visto que ela pode acontecer dos modos mais variados e atender aos mais diversos propósitos nos campos social, político e econômico. Após realizarmos a análise deste questionário desenvolvemos atividades investigativas com situações de uso do cartão de crédito, para controle do orçamento com a ferramenta fluxo de caixa, utilizando planilha e consumo consciente. Aplicamos atividades utilizando situações as quais os participantes correlacionaram à realidade. No processo de investigação de aprendizagem, percebemos que este conteúdo promoveu avanços no aprendizado aos alunos, ampliando-lhes os interesses em procurar mais informações sobre Educação Financeira e como lidar com o dinheiro. Mostraram interesse em aplicar o fluxo de caixa e a ter controle de suas finanças. Dessa forma, intencionamos contribuir para que haja cidadãos autônomos e articulados socialmente. Como Produto Educacional foi construído um guia didático, que pode ser útil a educadores que desejam formar as novas gerações do Ensino Médio para explorar a interface entre Educação Matemática Financeira e cidadania. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,06MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira. Educação Matemática. Matemática Crítica. Matemática Financeira. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE APRENDIZADO EM AULAS DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons