EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE APRENDIZADO EM AULAS DE MATEMÁTICA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Eliane Denes-
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, Helio Rosetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-12T00:26:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-12T00:26:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-24-
identificador: dc.identifier.otherMECM_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_24.03.2021_ELIANE DENES ROCHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713146-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições para a Matemática Financeira que podem ser extraídas a partir da aplicação e discussão de atividades investigativas de Educação Financeira em aulas de Matemática no Ensino Médio, com base em atividades construídas da perspectiva da Educação Matemática Crítica. A recém aprovada Base Nacional Curricular Comum (BNCC) contempla, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, propostas que lançam a Educação Financeira em uma condição de discussão nessas duas etapas da Educação Básica. Aproveitando essa liberdade de escolher a metodologia a ser empregada, trabalhamos com os alunos do segundo ano do curso Técnico Integrado em Administração do Ifes campus Linhares, questões ligadas, principalmente, ao uso do dinheiro de forma consciente e com controle. A abordagem investigativa foi desenvolvida por meio da aplicação em ambiente online para fazer questionário, atividades contextualizadas trazendo exemplos do dia a dia dos alunos para desenvolver temas ligados à Educação Financeira. Como referencial teórico, dialogamos com D’Ambrosio e Skovsmose (2014) no campo da educação matemática crítica, visto que ela pode acontecer dos modos mais variados e atender aos mais diversos propósitos nos campos social, político e econômico. Após realizarmos a análise deste questionário desenvolvemos atividades investigativas com situações de uso do cartão de crédito, para controle do orçamento com a ferramenta fluxo de caixa, utilizando planilha e consumo consciente. Aplicamos atividades utilizando situações as quais os participantes correlacionaram à realidade. No processo de investigação de aprendizagem, percebemos que este conteúdo promoveu avanços no aprendizado aos alunos, ampliando-lhes os interesses em procurar mais informações sobre Educação Financeira e como lidar com o dinheiro. Mostraram interesse em aplicar o fluxo de caixa e a ter controle de suas finanças. Dessa forma, intencionamos contribuir para que haja cidadãos autônomos e articulados socialmente. Como Produto Educacional foi construído um guia didático, que pode ser útil a educadores que desejam formar as novas gerações do Ensino Médio para explorar a interface entre Educação Matemática Financeira e cidadania.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,06MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira. Educação Matemática. Matemática Crítica. Matemática Financeira.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE APRENDIZADO EM AULAS DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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