DESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS POR MEIO DO MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDUARTE, Marcelene Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-11T23:18:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-11T23:18:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
identificador: dc.identifier.otherMECM_PRODUTO EDUCACIONAL_GD Nº 75 DE MATEMÁTICA_MARCELENE ALVES DUARTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713145-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é consequência de uma preocupação com o Ensino de Estatística nas Escolas de Educação Básica, em especial, com o desenvolvimento das Competências Estatísticas a saber: Raciocínio, Pensamento e Literacia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que investigou o desenvolvimento das competências por meio do modelo de Cooperação Investigativa, fazendo uso de atos dialógicos em uma sequência de atividades adaptadas, realizadas por videoconferências destacando reflexões sobre dados estatísticos coletados apontando o crescimento no número de filhotes de tartarugas por ações realizadas pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha situado no Município de Anchieta - ES. A proposta validou-se a partir de uma intervenção com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Educação Básica Novo Horizonte. A consideração de todos os questionamentos nos conduziu à questão orientadora de quais seriam as contribuições dos atos dialógicos para o desenvolvimento das Competências Estatísticas. Tendo como objetivo principal investigar o desenvolvimento das competências estatísticas por meio do diálogo. Os dados foram analisados por meio de imagens e áudios, observando-se os diálogos construídos no decorrer da investigação. Nas análises foi verificado o desenvolvimento das Competências Estatísticas com as interações dialógicas com os alunos, identificando-as durante a execução das atividades, permitindo verificar se houve um aprendizado significativo. Permitindo possibilidades para debater-se questões estatísticas presentes no cotidiano e que fazem parte de um contexto social. Desta forma, foi possível refletir sobre problemas encontrados, tomadas de decisões e o desenvolvimento de um olhar crítico e consciente acerca de questões ambientais onde a Educação Estatística encontra-se presente. Como produto educacional desta pesquisa, foi elaborado um guia didático para a aprendizagem das Competências Estatísticas. As atividades foram elaboradas com diálogos ilustrativos dos principais momentos de discussões, ocorridas durante a sequência didática, construída conjuntamente com os alunos, observando-se os pressupostos da Educação Estatística. Este guia poderá oferecer aos alunos a oportunidade de interagir, reformular e construir novos conhecimentos e também ser consultado por professores da Educação Básica, servindo de base para adaptações futuras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent43,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Estatística. Competências Estatísticas. Cooperação Investigativa. Diálogo.pt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS POR MEIO DO MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS=GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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