Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AZEVEDO, JOSÉ MARLO ARAUJO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, MARY CLICIA DA COSTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-10T20:48:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-10T20:48:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Acolhimento estudantil: fortalecimento de vínculos e identidade institucional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713129 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A chegada de novos alunos à escola deve ser marcada por momentos acolhedores que fiquem registados em sua trajetória enquanto pertencente à instituição, por isso são necessárias ações que busquem envolvê-los e apoiá-los de maneira que se sintam como parte do novo ambiente. Dentro da escola o acolhimento é uma ação pedagógica que favorece a integração do estudante a toda instituição, buscando desenvolver o sentimento de pertencimento tão necessário para sua permanência, levando ao seu engajamento na busca pelo seu pleno desenvolvimento como indivíduo de uma sociedade. Cada jovem que chega ao Instituto traz consigo um turbilhão de sentimentos, pois ele chega com vontade de conhecer novas pessoas, com medo do novo e com muitas expectativas em relação à nova escola. Entende-se que práticas como o acolhimento estudantil despertam no aluno o desejo de conhecer e fazer parte da instituição, da vida do outro, e ainda nutre, produz, provoca e motiva a confiança de permanecer e concluir seu curso. Para apoiar a equipe gestora nesse processo, apresentamos este caderno com orientações para contribuir ou mesmo aperfeiçoar o processo de acolhimento aos novos alunos do Instituto Federal do Acre. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 56.144 KY | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento estudantil. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional. | pt_BR |
Título: dc.title | Acolhimento estudantil: fortalecimento de vínculos e identidade institucional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Permanência estudantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional_Final_.pdf | 56.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713129/2/Produto educacional_Final_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons