Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Goiás - IFG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Adolfo Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alessandro Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-10T14:21:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-10T14:21:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Os Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado - Pressupostos e Relatos - ProfEPT - IFG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713121 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O e-book Os Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado: Pressupostos e Relatos objetiva contribuir na formação continuada dos docentes que atuam na educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio. Trata-se de um Produto Educacional (PE) que emergiu da dissertação de mestrado intitulada “Formação omnilateral no IFG: um estudo a partir da percepção docente sobre suas práticas formativas” realizada no período de 2021-2022. O e-book está organizado em três capítulos: no Capítulo 1, discutem-se os sentidos da integração como pressupostos metodológicos que fundamentam a proposta do Ensino Médio Integrado (EMI). No Capítulo 2, são discutidos alguns pressupostos que devem fundamentar as práticas pedagógicas no âmbito do EMI, exemplificados com relatos das práticas docentes dos participantes da pesquisa que gerou este produto educacional. O Capítulo 3 apresenta uma síntese da Pedagogia Histórico-Crítica, como proposta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras no EMI. O referencial teórico, utiliza as contribuições de (ARAUJO e FRIGOTTO, 2015), (FRIGOTTO; CIAVATTA e RAMOS, 2012) (GRAMSCI, 1982), (MOURA, 2007; 2008; 2013), (SAVIANI, 1989, 2000, 2007) dentre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 693 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pressupostos de Integração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Omnilateral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | Os Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado: Pressupostos e Relatos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons