Os Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado: Pressupostos e Relatos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Goiás - IFGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Adolfo Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alessandro Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-10T14:21:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-10T14:21:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherOs Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado - Pressupostos e Relatos - ProfEPT - IFGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713121-
Resumo: dc.description.abstractO e-book Os Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado: Pressupostos e Relatos objetiva contribuir na formação continuada dos docentes que atuam na educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio. Trata-se de um Produto Educacional (PE) que emergiu da dissertação de mestrado intitulada “Formação omnilateral no IFG: um estudo a partir da percepção docente sobre suas práticas formativas” realizada no período de 2021-2022. O e-book está organizado em três capítulos: no Capítulo 1, discutem-se os sentidos da integração como pressupostos metodológicos que fundamentam a proposta do Ensino Médio Integrado (EMI). No Capítulo 2, são discutidos alguns pressupostos que devem fundamentar as práticas pedagógicas no âmbito do EMI, exemplificados com relatos das práticas docentes dos participantes da pesquisa que gerou este produto educacional. O Capítulo 3 apresenta uma síntese da Pedagogia Histórico-Crítica, como proposta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras no EMI. O referencial teórico, utiliza as contribuições de (ARAUJO e FRIGOTTO, 2015), (FRIGOTTO; CIAVATTA e RAMOS, 2012) (GRAMSCI, 1982), (MOURA, 2007; 2008; 2013), (SAVIANI, 1989, 2000, 2007) dentre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent693 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPressupostos de Integraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Título: dc.titleOs Sentidos da Integração no Ensino Médio Integrado: Pressupostos e Relatospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons