Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MUNIZ, Wallace do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-10T20:19:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-10T20:19:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Medidas de Variação com uso de Planilha Eletrônica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713116 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo objetivou investigar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Medidas de Variação com o uso de planilha Eletrônica e construída segundo Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A revisão de literatura envolveu estudos que enfatizaram, pelo menos, conceitos como média ou variação, devido à escassez de trabalhos voltados especificamente às medidas de variação. Além disso, estes estudos apoiaram-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e na metodologia da Engenharia Didática. Desenvolveu-se, em seções de estudo, a insuficiência de dados oficiais acerca das dificuldades de aprendizagem em medidas de variação, bem como as contribuições de alguns dos principais teóricos da Educação Matemática e em especial da Educação Estatística. As competências de letramento, raciocínio e pensamento estatístico foram confrontadas às recomendadas pela BNCC para dar suporte às atividades da sequência didática, tratadas neste trabalho. Com essa mesma finalidade, desenvolvemos o objeto matemático medidas de variação. Enfatizou-se as etapas dos cálculos dessas medidas para serem apenas descritas nos registros das atividades da sequência didática, pois, a principal intenção é que o aluno interprete os dados e resultados. Isso justificou o uso da planilha eletrônica; pois, agilizou e facilitou a visualização dos resultados, permitindo aos sujeitos da pesquisa mais tempo para as interpretações e registros necessários. A validação da sequência didática foi verificada a partir das análises sobre os registros escritos dos educandos e a análise do pós-teste realizado de forma auxiliar. A análise dos resultados de nossa experimentação evidenciou contribuições pedagógicas metodológicas, formativas, epistemológicas, além de indicar possíveis desdobramentos para novas pesquisas nas áreas de ensino e de aprendizagem de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4099 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medida de Variação | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação - Ensino de Medidas de Variação com uso de Planilha Eletrônica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wallace do Carmo Muniz - DISSERTAÇÃO VF.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713116/1/Wallace do Carmo Muniz - DISSERTAÇÃO VF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: