Dissertação - Ensino de Medidas de Variação com uso de Planilha Eletrônica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMUNIZ, Wallace do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-10T20:19:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-10T20:19:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Medidas de Variação com uso de Planilha Eletrônicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713116-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo objetivou investigar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Medidas de Variação com o uso de planilha Eletrônica e construída segundo Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A revisão de literatura envolveu estudos que enfatizaram, pelo menos, conceitos como média ou variação, devido à escassez de trabalhos voltados especificamente às medidas de variação. Além disso, estes estudos apoiaram-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e na metodologia da Engenharia Didática. Desenvolveu-se, em seções de estudo, a insuficiência de dados oficiais acerca das dificuldades de aprendizagem em medidas de variação, bem como as contribuições de alguns dos principais teóricos da Educação Matemática e em especial da Educação Estatística. As competências de letramento, raciocínio e pensamento estatístico foram confrontadas às recomendadas pela BNCC para dar suporte às atividades da sequência didática, tratadas neste trabalho. Com essa mesma finalidade, desenvolvemos o objeto matemático medidas de variação. Enfatizou-se as etapas dos cálculos dessas medidas para serem apenas descritas nos registros das atividades da sequência didática, pois, a principal intenção é que o aluno interprete os dados e resultados. Isso justificou o uso da planilha eletrônica; pois, agilizou e facilitou a visualização dos resultados, permitindo aos sujeitos da pesquisa mais tempo para as interpretações e registros necessários. A validação da sequência didática foi verificada a partir das análises sobre os registros escritos dos educandos e a análise do pós-teste realizado de forma auxiliar. A análise dos resultados de nossa experimentação evidenciou contribuições pedagógicas metodológicas, formativas, epistemológicas, além de indicar possíveis desdobramentos para novas pesquisas nas áreas de ensino e de aprendizagem de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4099pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedida de Variaçãopt_BR
Título: dc.titleDissertação - Ensino de Medidas de Variação com uso de Planilha Eletrônicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais