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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA RANGEL DIMAS, CARINA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALVALAIO MULINE, LEONARDO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-09T23:47:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-09T23:47:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713106 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Desenvolvemos uma pesquisa que contempla a prática de Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) da área de Meio Ambiente no Instituto Federal Fluminense do Município de Macaé, Rio de Janeiro. O estudo foi embasado em práticas pedagógicas significativas, pautadas nos TCT’S. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma de segundo ano da disciplina de Prática Profissional, o material oportunizou o contato dos alunos com temáticas ambientais que fazem parte do seu âmbito social, assim a sequência didática tem como propósito, contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos discentes para que esses possam fazer uma transposição didática entre os conteúdos curriculares e o seu meio social. A Educação Profissional Tecnológica, EPT, emerge por práticas críticas e reflexivas, capazes de romper com paradigmas de um modelo de educacional engessado, no qual os discentes são formados apenas para exercer funções mecânicas, muitas vezes sem a compreensão do ofício realizado. Os Temas Contemporâneos Transversais, previstos na Base Nacional Curricular Comum, BNCC (BRASIL, 2017), são divididos em seis macroáreas, sendo a área de meio ambiente a escolhida para estruturar as atividades deste material pedagógico, junto com os seus subtemas: Educação Ambiental e Educação para o Consumo. A aplicação dessas atividades auxilia o educando em uma perspectiva de reconhecimento das atividades nas ações do seu cotidiano, de modo em que o aluno seja capaz de interferir e propor mudanças no seu meio social e pode auxiliar o professor na elaboração de aulas com maior dialogicidade com o cotidiano discente. Por ter sido confeccionada meio à pandemia da Covid19, a sequência foi aplicada remotamente, desenvolver o trabalho nesse momento requereu mudanças no pensamento pedagógica e nas metodologias de aplicação, o novo cenário trouxe desafios como: a falta de ferramentas tecnológicas de muitos alunos, a incompatibilidade de horários e a mudança de avaliação do professor. Com uma série de atividades síncronas e assíncronas, o material está alicerçado nas premissas de autores como Freire (2002); Luckesi (2011); Zabala (1998); Kuenzer (2017). Na parte síncrona foram organizados 4 encontros na plataforma “meet” composto com 4 temáticas: Obsolescência Programada; Desenvolvimento Sustentável; Impactos da Covid 19 ao meio ambiente; Desastres Ambientais; Naturais e Sociais, após cada momento síncrono o aluno era direcionado ao ambiente “moodle”, fornecido pela própria instituição, para realizar atividades complementares à temática. A sequência foi idealizada, mantendo o aluno como protagonista das atividades, assim a compreensão das temáticas parte do ponto de identificação do alunado com os conteúdos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ENSINO INTEGRADO | pt_BR |
| Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional Carina ficha catalografica.pdf 2022.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713106/2/Produto educacional Carina ficha catalografica.pdf 2022.pdfDownload |
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