PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS

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Autor(es): dc.contributor.authorSILVA RANGEL DIMAS, CARINA-
Autor(es): dc.contributor.authorSALVALAIO MULINE, LEONARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-09T23:47:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-09T23:47:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713106-
Resumo: dc.description.abstractDesenvolvemos uma pesquisa que contempla a prática de Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) da área de Meio Ambiente no Instituto Federal Fluminense do Município de Macaé, Rio de Janeiro. O estudo foi embasado em práticas pedagógicas significativas, pautadas nos TCT’S. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma de segundo ano da disciplina de Prática Profissional, o material oportunizou o contato dos alunos com temáticas ambientais que fazem parte do seu âmbito social, assim a sequência didática tem como propósito, contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos discentes para que esses possam fazer uma transposição didática entre os conteúdos curriculares e o seu meio social. A Educação Profissional Tecnológica, EPT, emerge por práticas críticas e reflexivas, capazes de romper com paradigmas de um modelo de educacional engessado, no qual os discentes são formados apenas para exercer funções mecânicas, muitas vezes sem a compreensão do ofício realizado. Os Temas Contemporâneos Transversais, previstos na Base Nacional Curricular Comum, BNCC (BRASIL, 2017), são divididos em seis macroáreas, sendo a área de meio ambiente a escolhida para estruturar as atividades deste material pedagógico, junto com os seus subtemas: Educação Ambiental e Educação para o Consumo. A aplicação dessas atividades auxilia o educando em uma perspectiva de reconhecimento das atividades nas ações do seu cotidiano, de modo em que o aluno seja capaz de interferir e propor mudanças no seu meio social e pode auxiliar o professor na elaboração de aulas com maior dialogicidade com o cotidiano discente. Por ter sido confeccionada meio à pandemia da Covid19, a sequência foi aplicada remotamente, desenvolver o trabalho nesse momento requereu mudanças no pensamento pedagógica e nas metodologias de aplicação, o novo cenário trouxe desafios como: a falta de ferramentas tecnológicas de muitos alunos, a incompatibilidade de horários e a mudança de avaliação do professor. Com uma série de atividades síncronas e assíncronas, o material está alicerçado nas premissas de autores como Freire (2002); Luckesi (2011); Zabala (1998); Kuenzer (2017). Na parte síncrona foram organizados 4 encontros na plataforma “meet” composto com 4 temáticas: Obsolescência Programada; Desenvolvimento Sustentável; Impactos da Covid 19 ao meio ambiente; Desastres Ambientais; Naturais e Sociais, após cada momento síncrono o aluno era direcionado ao ambiente “moodle”, fornecido pela própria instituição, para realizar atividades complementares à temática. A sequência foi idealizada, mantendo o aluno como protagonista das atividades, assim a compreensão das temáticas parte do ponto de identificação do alunado com os conteúdos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTÉCNICOS EM MEIO AMBIENTEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO INTEGRADOpt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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