Lembranças de um pouso de tropeiros: balaio de recordações como recurso para o ensino da história local e regional

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula Neta, Maria Lina-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Yussef Daibert Salomão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-09T19:32:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-09T19:32:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
identificador: dc.identifier.otherLembranças de um pouso de tropeiros: balaio de recordações como recurso para o ensino da história local e regionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713102-
Resumo: dc.description.abstractO ensino da história de Goiás, local e regional, é substancial para a identificação dos que vivem neste lugar, necessitando atenção especial por parte dos educadores. Diante esse fator e do desejo de desenvolver estratégias de ensino significativas, objetiva-se a estruturação de um “Balaio de Recordações”, como mecanismo de ensino articulador da percepção do ser enquanto agente histórico. No estudo desenvolvido destacam-se ponderações a respeito da construção desta ferramenta educacional, estruturada por lembranças de um pouso de tropeiros, referente ao contexto histórico originário do município de Inhumas/Goiás. Pela pesquisa bibliográfica e documental, estabelecem-se reflexões sobre concepções regionais, observando a relação entre história e memória, associadas na educação patrimonial, precisamente o que se identifica como “nova pedagogia do patrimônio”, caracterizada pelo rompimento com aspectos tradicionais de transmissão da cultura e fundamentada nas posições de Paulo Freire, em seu caráter emancipatório e dialógico. Espera-se que o mecanismo de ensino apresentado contribua para uma educação desafiadora, capaz de promover situações didáticas que possibilitem o conhecimento dos bens culturais e das identidades, permitindo os sujeitos se conhecerem e perceberem criticamente o mundo pela consciência de sua própria história. Acredita-se que seja possível desmistificar o patrimônio, destacando que ele é fruto de escolhas que precisam ser questionadas. O Balaio de Recordações se constitui por objetos referenciais ao contexto dos tropeiros e se estabelece como elemento provocativo de percepções a respeito do lugar de ser e viver de nossos alunos e alunas. É no patrimônio que a associação entre região, história e memória se manifesta de forma expressiva, contribuindo para a construção e reconstrução do presente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.951 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História Local; História Regional; Memória; Educação Patrimonial; Balaio de Recordaçõespt_BR
Título: dc.titleLembranças de um pouso de tropeiros: balaio de recordações como recurso para o ensino da história local e regionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino de Históriapt_BR
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