Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula Neta, Maria Lina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Yussef Daibert Salomão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-09T19:32:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-09T19:32:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Lembranças de um pouso de tropeiros: balaio de recordações como recurso para o ensino da história local e regional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713102 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da história de Goiás, local e regional, é substancial para a identificação dos que vivem neste lugar, necessitando atenção especial por parte dos educadores. Diante esse fator e do desejo de desenvolver estratégias de ensino significativas, objetiva-se a estruturação de um “Balaio de Recordações”, como mecanismo de ensino articulador da percepção do ser enquanto agente histórico. No estudo desenvolvido destacam-se ponderações a respeito da construção desta ferramenta educacional, estruturada por lembranças de um pouso de tropeiros, referente ao contexto histórico originário do município de Inhumas/Goiás. Pela pesquisa bibliográfica e documental, estabelecem-se reflexões sobre concepções regionais, observando a relação entre história e memória, associadas na educação patrimonial, precisamente o que se identifica como “nova pedagogia do patrimônio”, caracterizada pelo rompimento com aspectos tradicionais de transmissão da cultura e fundamentada nas posições de Paulo Freire, em seu caráter emancipatório e dialógico. Espera-se que o mecanismo de ensino apresentado contribua para uma educação desafiadora, capaz de promover situações didáticas que possibilitem o conhecimento dos bens culturais e das identidades, permitindo os sujeitos se conhecerem e perceberem criticamente o mundo pela consciência de sua própria história. Acredita-se que seja possível desmistificar o patrimônio, destacando que ele é fruto de escolhas que precisam ser questionadas. O Balaio de Recordações se constitui por objetos referenciais ao contexto dos tropeiros e se estabelece como elemento provocativo de percepções a respeito do lugar de ser e viver de nossos alunos e alunas. É no patrimônio que a associação entre região, história e memória se manifesta de forma expressiva, contribuindo para a construção e reconstrução do presente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.951 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História Local; História Regional; Memória; Educação Patrimonial; Balaio de Recordações | pt_BR |
Título: dc.title | Lembranças de um pouso de tropeiros: balaio de recordações como recurso para o ensino da história local e regional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons