Avaliação da qualidade da educação em Universidades Públicas do México. Fundamentos, crítica e proposta (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorROMERO, MIGUEL ÁNGEL MEDINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-09T11:57:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-09T11:57:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713069-
Resumo: dc.description.abstractNo caso do México, as políticas educacionais em geral e, em particular, aquelas voltadas para o sub-sistema de ensino superior, devem ter como objetivo preparar o país e seus habitantes para responder aos novos desafios da sociedade do século XXI, e entre eles está a necessidade de melhorar a qualidade da educação.O presente trabalho estuda os fundamentos teóricos em torno da avaliação da qualidade educacional nas Universidades Públicas do México (UPM), usando como base a literatura especializada no tema de referência. Depois de uma revisão de várias perspectivas de avaliação, o documento constrói um exercício de síntese metodológica sobre o processo de avaliação no México, a partir do qual se estabelecem alguns elementos críticos de tal esquema e, finalmente, é formulado um esboço de uma proposta. UPAs, onde se sugere que a avaliação deve se tornar um meio eficaz de garantia de qualidade e prestação de contas. Assim, o atual documento destaca a consideração dos seguintes fundamentos formais para a avaliação da qualidade educacional nas UPMs: 1) Garantia da qualidade; 2) prestação de contas; e, 3) o estabelecimento de uma instituição de avaliação autônoma. Em torno deste último ponto, a proposta que se configura neste ensaio aponta para a formação de uma Instituição Estatal de Avaliação com autonomia administrativa e financeira, bem como independência política, que realize a avaliação acadêmica como instrumento de prestação de contas. E a viabilidade da proposta encontra-se na mesma prestação de contas, pois é, por si só, uma opção de solução tecnológica para a informação assimétrica existente entre os cidadãos e seus representantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
Título: dc.titleAvaliação da qualidade da educação em Universidades Públicas do México. Fundamentos, crítica e proposta (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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