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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | ROMERO, MIGUEL ÁNGEL MEDINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-09T11:57:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-09T11:57:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/713069 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No caso do México, as políticas educacionais em geral e, em particular, aquelas voltadas para o sub-sistema de ensino superior, devem ter como objetivo preparar o país e seus habitantes para responder aos novos desafios da sociedade do século XXI, e entre eles está a necessidade de melhorar a qualidade da educação.O presente trabalho estuda os fundamentos teóricos em torno da avaliação da qualidade educacional nas Universidades Públicas do México (UPM), usando como base a literatura especializada no tema de referência. Depois de uma revisão de várias perspectivas de avaliação, o documento constrói um exercício de síntese metodológica sobre o processo de avaliação no México, a partir do qual se estabelecem alguns elementos críticos de tal esquema e, finalmente, é formulado um esboço de uma proposta. UPAs, onde se sugere que a avaliação deve se tornar um meio eficaz de garantia de qualidade e prestação de contas. Assim, o atual documento destaca a consideração dos seguintes fundamentos formais para a avaliação da qualidade educacional nas UPMs: 1) Garantia da qualidade; 2) prestação de contas; e, 3) o estabelecimento de uma instituição de avaliação autônoma. Em torno deste último ponto, a proposta que se configura neste ensaio aponta para a formação de uma Instituição Estatal de Avaliação com autonomia administrativa e financeira, bem como independência política, que realize a avaliação acadêmica como instrumento de prestação de contas. E a viabilidade da proposta encontra-se na mesma prestação de contas, pois é, por si só, uma opção de solução tecnológica para a informação assimétrica existente entre os cidadãos e seus representantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
Título: dc.title | Avaliação da qualidade da educação em Universidades Públicas do México. Fundamentos, crítica e proposta (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Avaliação.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/713069/1/Avaliação.pdfDownload |
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