Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Dilson Martins do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-05T21:40:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-05T21:40:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Função Tangente com uso de Material Manipulável Concreto e Virtual | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712999 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta os resultados finais de uma pesquisa que se desenvolveu no programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) cuja questão de pesquisa foi: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual e com recurso de material manipulável concreto e virtual potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de função tangente? Para responder esse questionamento definiu-se como objetivo geral investigar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e aprendizagem de função tangente no ensino médio. Durante a pesquisa encontrou-se a problemática de pouca valorização do objeto matemático Função Tangente em pesquisas, em livros didáticos e nas diretrizes educacionais, além de dificuldades de aprendizagem diagnosticadas em estudantes que haviam passado pela série em que se estuda esse objeto. Diante das necessidades educacionais e da relevância científica da temática, contruiu-se uma sequêcia didática estruturada como Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual (UARC), segundo Cabral (2017). Investigou-se as potencialidades didáticas dessa sequência por meio de Análise Microgenética e Análise do discurso do experimento realizado com cinco estudantes do Ensino Médio, desenvolvendo-se habilidades de aprendizagem sobre definição, propriedades, periodicidade, sinal e generalização algébrica da Função Tangente adotando como material didático materiais manipuláveis (concreto e virtual) como ferramentas de apoio visual. Os resultados da pesquisa também indicaram que o produto também contribuiu para um aprimomoramento vocabular científico dos sujeitos da pesquisa na linguagem matemática e na língua natural, por promover um meio didático interativo e propício a investigação e negociação de ideias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16162 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Tangente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais Manipuláveis | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação - Ensino de Função Tangente com uso de Material Manipulável Concreto e Virtual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | |||
---|---|---|---|
Dilson Martins do Nascimento - DISSERTAÇÃO.docx | 16,16 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/712999/1/Dilson Martins do Nascimento - DISSERTAÇÃO.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: