Dissertação - Ensino de Função Tangente com uso de Material Manipulável Concreto e Virtual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Dilson Martins do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-05T21:40:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-05T21:40:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Função Tangente com uso de Material Manipulável Concreto e Virtualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712999-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os resultados finais de uma pesquisa que se desenvolveu no programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) cuja questão de pesquisa foi: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual e com recurso de material manipulável concreto e virtual potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de função tangente? Para responder esse questionamento definiu-se como objetivo geral investigar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e aprendizagem de função tangente no ensino médio. Durante a pesquisa encontrou-se a problemática de pouca valorização do objeto matemático Função Tangente em pesquisas, em livros didáticos e nas diretrizes educacionais, além de dificuldades de aprendizagem diagnosticadas em estudantes que haviam passado pela série em que se estuda esse objeto. Diante das necessidades educacionais e da relevância científica da temática, contruiu-se uma sequêcia didática estruturada como Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual (UARC), segundo Cabral (2017). Investigou-se as potencialidades didáticas dessa sequência por meio de Análise Microgenética e Análise do discurso do experimento realizado com cinco estudantes do Ensino Médio, desenvolvendo-se habilidades de aprendizagem sobre definição, propriedades, periodicidade, sinal e generalização algébrica da Função Tangente adotando como material didático materiais manipuláveis (concreto e virtual) como ferramentas de apoio visual. Os resultados da pesquisa também indicaram que o produto também contribuiu para um aprimomoramento vocabular científico dos sujeitos da pesquisa na linguagem matemática e na língua natural, por promover um meio didático interativo e propício a investigação e negociação de ideias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16162pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Tangentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
Título: dc.titleDissertação - Ensino de Função Tangente com uso de Material Manipulável Concreto e Virtualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais