Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Cristiane Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedrosa, Eliane Maria Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-05T15:50:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-05T15:50:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROEJA - Diálogos possíveis para a construção da formação integrada - Produto Educacional [2022] | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book intitulado “PROEJA: diálogos possíveis para a construção da formação integrada” se constitui como produto da dissertação de Mestrado que tem o tema “O trabalho como princípio educativo no PROEJA do Instituto Federal do Maranhão: dilemas e desafios da docência” apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no âmbito do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís/Monte Castelo. É um material que está organizado a partir das necessidades levantadas nas entrevistas realizadas com os docentes do IFMA Campus São Luís – Monte/Castelo, ao falarem sobre seus dilemas e seus desafios como protagonistas no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O objetivo deste produto é atender a uma demanda específica apresentada pelos docentes que atuam no PROEJA do IFMA quanto à necessidade de conhecimentos sobre os significados, princípios e objetivos do Programa e seus sujeitos, bem como a respeito da educação integrada e da relação trabalho-educação que se apresentam nessa modalidade. Acreditamos que o material apresentado será de grande utilidade por oportunizar momentos de aprendizagem, reflexão e diálogo entre o corpo docente, como uma forma de subsidiar o trabalho desses profissionais e assim contribuir para fortalecer um Programa comprometido com o enfrentamento da exclusão. Desejamos que este material, fruto de uma construção coletiva entre pesquisadora e docentes, também parte do PROEJA, seja marcado por uma profunda reflexão sobre a mudança do mundo começar a partir da transformação das pessoas e que a esperança, do verbo esperançar, nos conduza para dias melhores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação integrada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | PROEJA: Diálogos possíveis para a construção da formação integrada. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons