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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Faria, Aurelio Inácio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Capel, Heloisa Selma Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-05T13:23:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-05T13:23:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Música, Decolonialidade e Ensino de História: perspectivas a partir do rap indígena | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712993 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação tem como objeto de estudo o uso da música no ensino de história indígena. Propõe o uso do rap para o estudo da temática indígena no ensino de história da educação básica, a partir da perspectiva dos estudos decoloniais. Visa a identificar o estado da arte dos estudos relacionados ao ensino de história e o uso da música, bem como da temática indígena, no ProfHistória, avaliando suas possibilidades dentre diferentes linguagens, focando no potencial do rap indígena como instrumento didático-metodológico e centro gerador de conteúdos. A intenção é a de contextualizar uma proposta diferenciada do uso da temática indígena no ensino de história, a partir dos estudos decoloniais, para auxiliar no conhecimento e valorização da história indígena, além de sensibilizar os alunos quanto à importância de se estudar a temática indígena e dar visibilidade a essa cultura por meio da música. A partir das discussões realizadas em uma revisão bibliográfica, a parte propositiva envolverá um livreto didático com orientações e sugestões para professores, além de estudos e reflexões intertextuais a serem aplicadas junto aos alunos envolvendo o uso do rap indígena. A proposta didática tem como fim específico munir os professores de história de um material didático adequado para se pensar a abordagem da temática indígena por meio da música (rap indígena), de acordo com as prerrogativas propostas a partir da “Lei 11.645/2008” e dos debates decoloniais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.866kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Música, Decolonialidade e Ensino de História: perspectivas a partir do rap indígena. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Aurélio Inácio Faria (2).pdf | 9,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/712993/2/Dissertação Aurélio Inácio Faria (2).pdfDownload |
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