Música, Decolonialidade e Ensino de História: perspectivas a partir do rap indígena.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Aurelio Inácio-
Autor(es): dc.contributor.authorCapel, Heloisa Selma Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-05T13:23:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-05T13:23:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-
identificador: dc.identifier.otherMúsica, Decolonialidade e Ensino de História: perspectivas a partir do rap indígenapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712993-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação tem como objeto de estudo o uso da música no ensino de história indígena. Propõe o uso do rap para o estudo da temática indígena no ensino de história da educação básica, a partir da perspectiva dos estudos decoloniais. Visa a identificar o estado da arte dos estudos relacionados ao ensino de história e o uso da música, bem como da temática indígena, no ProfHistória, avaliando suas possibilidades dentre diferentes linguagens, focando no potencial do rap indígena como instrumento didático-metodológico e centro gerador de conteúdos. A intenção é a de contextualizar uma proposta diferenciada do uso da temática indígena no ensino de história, a partir dos estudos decoloniais, para auxiliar no conhecimento e valorização da história indígena, além de sensibilizar os alunos quanto à importância de se estudar a temática indígena e dar visibilidade a essa cultura por meio da música. A partir das discussões realizadas em uma revisão bibliográfica, a parte propositiva envolverá um livreto didático com orientações e sugestões para professores, além de estudos e reflexões intertextuais a serem aplicadas junto aos alunos envolvendo o uso do rap indígena. A proposta didática tem como fim específico munir os professores de história de um material didático adequado para se pensar a abordagem da temática indígena por meio da música (rap indígena), de acordo com as prerrogativas propostas a partir da “Lei 11.645/2008” e dos debates decoloniais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.866kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleMúsica, Decolonialidade e Ensino de História: perspectivas a partir do rap indígena.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
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