TRABALHO INFOPROLETÁRIO: uma sequência didática para a abordagem do tema nas práticas educativas da EPT

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Humberto Luiz Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T23:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T23:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional SD Humbertopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712991-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender como a temática do infoproletariado pode dialogar com a EPT no contexto disciplina de Sociologia III ministrada no Curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Química do IFS/Aracaju. A abordagem da temática do Infoproletariado no âmbito do Ensino Médio Integrado é uma necessidade que se faz presente quando consideramos que este, dentre os seus princípios norteadores, têm o trabalho como princípio educativo e formador da integralidades de homens e mulheres. Este estudo, pois, tomou como unidade de pesquisa a turma de Sociologia III do Curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Química do IFS/Aracaju e teve, como objetivo principal, o desenvolvimento de um material didático/pedagógico voltando à uma abordagem crítica, dinâmica e interativa acerca das características e contradições que estão presentes no trabalho Infoprolétário. Desta forma, a construção e aplicação do material intitulado “Trabalho Infoproletário: uma Sequência Didática para a abordagem do tema nas práticas educativas da EPT” usou, como base principal, a teoria de Antunes sobre o Infoproletariado e Zabala para estruturação metodológica dos módulos da Sequência Didática. O percurso metodológico consistiu numa abordagem qualitativa e teve como método o estudo de caso. Utilizou instrumentos como análise documental, questionário e entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin que indicaram que, ainda o conceito de Infoproletariado fosse desconhecido aos discentes, sua presença não era só manifesta como também receiada em relação aos seus futuros como trabalhadores e trabalhadoras. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar que, apesar de não se tratar de um conceito conhecido à maioria dos discentes, o infoproletário já se faz presente, ainda que indiretamente, no cotidiano dos discentes e os seus efeitos futuros já são receados. Desta forma, foi possível esclacermos, em bases teóricas consistentes, suas características e implicações para o futuro do mundo do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePBFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInfoproletariadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociedade da Informaçãopt_BR
Título: dc.titleTRABALHO INFOPROLETÁRIO: uma sequência didática para a abordagem do tema nas práticas educativas da EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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