Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Humberto Luiz Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferrete, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T23:42:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T23:42:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional SD Humberto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender como a temática do infoproletariado pode dialogar com a EPT no contexto disciplina de Sociologia III ministrada no Curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Química do IFS/Aracaju. A abordagem da temática do Infoproletariado no âmbito do Ensino Médio Integrado é uma necessidade que se faz presente quando consideramos que este, dentre os seus princípios norteadores, têm o trabalho como princípio educativo e formador da integralidades de homens e mulheres. Este estudo, pois, tomou como unidade de pesquisa a turma de Sociologia III do Curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Química do IFS/Aracaju e teve, como objetivo principal, o desenvolvimento de um material didático/pedagógico voltando à uma abordagem crítica, dinâmica e interativa acerca das características e contradições que estão presentes no trabalho Infoprolétário. Desta forma, a construção e aplicação do material intitulado “Trabalho Infoproletário: uma Sequência Didática para a abordagem do tema nas práticas educativas da EPT” usou, como base principal, a teoria de Antunes sobre o Infoproletariado e Zabala para estruturação metodológica dos módulos da Sequência Didática. O percurso metodológico consistiu numa abordagem qualitativa e teve como método o estudo de caso. Utilizou instrumentos como análise documental, questionário e entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin que indicaram que, ainda o conceito de Infoproletariado fosse desconhecido aos discentes, sua presença não era só manifesta como também receiada em relação aos seus futuros como trabalhadores e trabalhadoras. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar que, apesar de não se tratar de um conceito conhecido à maioria dos discentes, o infoproletário já se faz presente, ainda que indiretamente, no cotidiano dos discentes e os seus efeitos futuros já são receados. Desta forma, foi possível esclacermos, em bases teóricas consistentes, suas características e implicações para o futuro do mundo do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PBF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Infoproletariado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da Informação | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHO INFOPROLETÁRIO: uma sequência didática para a abordagem do tema nas práticas educativas da EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional SD Humberto.pdf | Sequência Didática Sociologia e EPT | 21,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/712991/2/Produto Educacional SD Humberto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons