O processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Vinicius José Duarte de-
Autor(es): dc.contributor.authorLangaro, Jiani Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T13:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T13:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História. Pesquisa-ação. Museu Virtual de Ceilândia. Memória. História localpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705672-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar História é também ensinar o seu método de pesquisa. Entretanto, na Educação Básica, os fundamentos teóricos e metodológicos acerca da História, juntamente com todas as disputas político-ideológicas em torno do que deve ser lembrado ou esquecido são comumente negligenciados, colaborando para uma postura passiva dos alunos diante de um conhecimento histórico aparentemente estático. Considerando esse cenário, esta pesquisa-ação propôs a construção do Museu Virtual de Ceilândia em conjunto com alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal. Essa construção se deu através do ensino remoto e em etapas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021. Primeiramente, os alunos responderam um formulário sobre a sua relação com a cidade. Em seguida, visitaram remotamente o Memorial JK e a Casa da Memória Viva da Ceilândia. Posteriormente, entrevistaram os seus familiares e coletaram objetos para o acervo do Museu. Por último, organizaram o Museu Virtual de Ceilândia. O objetivo principal desta Dissertação é analisar o processo de construção desse Museu como meio para que os alunos percebessem os fundamentos da pesquisa histórica, as intencionalidades e as disputas em torno das narrativas históricas a partir da própria experiência prática. Considerando as respostas presentes nos questionários, juntamente as manifestações dos alunos durante as aulas, tal objetivo foi atingido. O Museu Virtual de Ceilândia integra a parte propositiva desta Dissertação e está disponível no site: www.museuvirtualdeceilandia.com.br.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.633 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Pesquisa-ação. Museu Virtual de Ceilândia. Memória. História localpt_BR
Título: dc.titleO processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons