Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Quincas Rodriguez de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T16:51:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T16:51:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | O USO DE FONTES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705666 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Partindo de um questionamento do modelo atual de ensino e especificamente do ensino de História, o presente estudo pretende sistematizar e analisar uma experiência de ensino que busca romper com algumas amarras dos currículos tidos como tradicionais, numa escola privada na zona sul do Rio de Janeiro. Procuro discutir a proposta escolar de um currículo integrado por procedimentos, que em nosso entender pode ajudar nos desafios colocados para e pelo ensino de História. Analiso essa construção curricular mobilizando as discussões curriculares atuais, refletindo sobre os conceitos de interdisciplinaridade. Procuro apresentar também o debate historiográfico sobre a importância do uso de fontes na produção do conhecimento histórico e suas implicações para pensar um currículo de história por procedimentos da educação básica na pauta da interdisciplinaridade. Para entender o funcionamento da proposta, analiso sequências didáticas inscritas nessa proposta de organização curricular, experimentadas e vivenciadas com um grupo de alunos/as. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; Currículo, Fontes, Ensino de História, Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE FONTES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Quincas Rodriguez de Souza.pdf | 6,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705666/2/Dissertação Quincas Rodriguez de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons