Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gayo, Clarice Ehmke | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:41:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T13:41:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | “ME OUVIRAM E ME ENXERGARAM”: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE NARRATIVAS DE MULHERES LAKLÃNÕ XOKLENG EM CONTEXTOS URBANOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705663 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é contribuir com a implementação da Lei no 11.645/2008 e de suas diretrizes correspondentes ao propor o estudo de narrativas indígenas no ensino de história indígena. A pesquisa resultou na elaboração de um site educativo, denominado “Gente Agente: investigação histórica”, e de um e-book adaptado para uso off-line, compostos de diversas fontes documentais que integram aulas-oficinas direcionadas ao 7o ano do ensino fundamental. O intuito das proposições didáticas é que os(as) estudantes conheçam a história regional indígena do Vale do Itajaí/SC e reflitam sobre indígenas que vivem atualmente em cidades, a partir, sobretudo, das trajetórias de mulheres Laklãnõ Xokleng. A história do povo Laklãnõ Xokleng é (re)construída, principalmente, através do diálogo com TCCs do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (UFSC), sendo as narrativas de Maria Elis Tolym Nunc-Nfôonro e Ana Roberta Uglõ Patté reveladoras das vivências dos povos indígenas no tempo presente, que resultam de um violento processo histórico e geram incansáveis lutas contemporâneas, como o combate ao racismo e o acesso ao ensino superior. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Laklãnõ Xokleng | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | pt_BR |
Título: dc.title | “ME OUVIRAM E ME ENXERGARAM”: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE NARRATIVAS DE MULHERES LAKLÃNÕ XOKLENG EM CONTEXTOS URBANOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CLARICE EHMKE GAYO - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705663/2/CLARICE EHMKE GAYO - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons