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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tonini, Malcon Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:31:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T13:31:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIAS DA COLÔNIA NOVA ITÁLIA/SC: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705661 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo identificar, problematizar e organizar a presença de um passado colonial nas memórias de estudantes e moradores de Tigipió, distrito da cidade catarinense de São João Batista. Parte significativa desse território, localizado no entorno da Escola de Educação Básica Profa. Lídia Leal Gomes, no passado, foi um núcleo colonial do Império brasileiro, a Colônia Nova Itália. O distrito de Tigipió possui uma construção histórica com raízes ligadas a esse empreendimento, mas que precisava ser estudado, devido ao seu isolamento com relação a outros povoamentos catarinenses durante quase um século, fato esse desconsiderado pela historiografia. Nesse contexto, desenvolvi em meio à comunidade, o projeto escolar Memórias da Colônia. A pesquisa foi desenvolvida entre 2019 e 2020 com a participação dos estudantes do Ensino Médio. A partir de interpretações, ficamos diante de perspectivas históricas com origens diversas. Consideradas, nos oportunizaram análises por meio de operações historiográficas. Documentos textuais sobre esse passado já existiam, mas outras fontes foram constituídas ao longo do processo. Pelo intermédio da fala e da escuta, o registro de histórias narradas e abarcadas pelo engajamento de estudantes promoveu a produção de novos documentos. O conjunto desses, sob análise, criaram a possibilidade de uma releitura de registros e do tratamento de fenômenos maiores a partir do local. Tradições passaram a ter papel de importância em contexto educacional. Ao longo de dois anos, estratégias para o desenvolvimento dessa apuração foram adotadas, sequências didáticas construídas e sujeitos que foram atores ou testemunhas de acontecimentos ou conjunturas foram entrevistados. A metodologia baseada na história oral proporcionou recursos para o processo de construção de conhecimento, que ao ser transportado para o ambiente educacional oportunizou o questionamento de eventuais referências culturais em memórias, pertencentes ao lugar que é orientação para os estudantes. Além disso, propiciou uma nova maneira de ensinar e significar a História. Foi ofertada a importância da diversidade cultural ao longo do tempo histórico e a relação do que se produziu em ambiente escolar com a historiografia sobre a região. Estudantes aprenderam com as tradições oferecidas por diálogos e monólogos que reforçaram sentimentos de pertencimento, integração e responsabilidade histórica. Por meio da interação com seu professor compreenderam as disputas de memória, trajetórias, experiências e a diversidade de uma localidade que se desenvolveu com certas peculiaridades e com relativa independência, adquirindo características próprias e singularidades diante do hoje município de São João Batista. O produto desse trabalho é um inventário de tradições orais para Tigipió. Ele tomou forma principalmente por meio de narrativas de estudantes que participaram da execução de rotinas escolares e por isso contribuíram para uma nova construção histórica sobre o lugar em que vivem e pertencem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colônia Nova Itália | pt_BR |
Título: dc.title | MEMÓRIAS DA COLÔNIA NOVA ITÁLIA/SC: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MALCON TONINI - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 8.61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705661/2/MALCON TONINI - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
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