Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Laura Gleissy de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T12:55:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T12:55:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ANOS REBELDES: UMA PROPOSTA DE USO DE MINISSÉRIE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705659 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como cerne a confecção de sequências didáticas, visando demonstrar a potencialidade da minissérie Anos Rebeldes como ferramenta didática para o ensino de História. Optou-se por esse recurso audiovisual para trabalhar em sala de aula com o recorte do protagonismo das mulheres nas organizações clandestinas de luta armada contra a Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985). Recorreu-se às incursões teórico-metodológicas de autores que refletiram sobre o ensino de História no Brasil, os métodos educacionais e o uso de produções audiovisuais no ensino de História. Sendo que tais temáticas fundamentaram e perpassam as discussões propostas na sequência didática produzida, a saber: a História das mulheres que participaram na luta armada, a ausência desta nos livros didáticos escolares, bem como as motivações para ensinar sobre a participação delas na História. Já para a elaboração da sequência didática, pautou-se à luz dos pressupostos expostos por Isabel Barca e seu modelo de aula Oficina (2004) e nas considerações de Antoni Zabala (1998), no tocante às questões referentes às premissas para elaboração de uma sequência didática. Para tanto, o método utilizado para o desenvolvimento dessa pesquisa se deu através de revisão bibliográfica, bem como a realização da decupagem e cotejamento das cenas da minissérie em questão para a elaboração das propostas de aulas. Constatou-se, ao longo da pesquisa, que a ausência da história das mulheres na luta armada nos livros didáticos está intrinsecamente relacionada com os interesses das classes dominantes, perpetuados e legitimados não somente pelos currículos, mas também pelos manuais didáticos, que ainda constituem um dos principais recursos didáticos utilizados em sala de aula pelos professores em todo o país. Logo, o silenciamento de tais temáticas permanece, então o que se objetivou com o produto final desta dissertação foi demonstrar uma forma de romper com a lógica dominante imposta. Com isso, compreendo que ao promover problematizações e visibilizar histórias caladas, na educação básica, lançando mão da produção da teledramaturgia brasileira, amplia-se o repertório de recursos alternativos que podem ser mobilizados. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas Sensíveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Minissérie Anos Rebeldes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História das Mulheres na luta armada | pt_BR |
Título: dc.title | ANOS REBELDES: UMA PROPOSTA DE USO DE MINISSÉRIE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LAURA LIMA - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 12,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705659/2/LAURA LIMA - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons