“VOU BOTAR MEU BOI NA RUA”: AS CANÇÕES DO GRUPO ENGENHO E O ENSINO DE HISTÓRIA – UM EXPERIMENTO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA (1970-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLoz, Anderson Cleber-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T12:49:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T12:49:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherVOU BOTAR MEU BOI NA RUA”: AS CANÇÕES DO GRUPO ENGENHO E O ENSINO DE HISTÓRIA – UM EXPERIMENTO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA (1970-2020)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705658-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo descrever e analisar os resultados obtidos em uma intervenção de ensino de História local em uma escola do município de São João Batista (SC). O experimento tomou por base canções do conjunto musical Grupo Engenho, formado em Florianópolis (SC) entre as décadas de 1970 e 1980. A elaboração do processo de investigação e construção de estratégias de ensino envolveu uma metodologia de análise que tomou a canção como um registro histórico a ser interpretado em sala da aula, de modo a estimular a construção de conhecimento por estudantes do Ensino Médio. Foi desenvolvida uma sequência didática, com suporte em bibliografia especializada da historiadora Miriam Hermeto, explorando cinco dimensões do emprego de canções como fonte histórica: material, sensível, descritiva, explicativa e dialógica. As canções do grupo Engenho possibilitaram em sala de aula uma consciência crítica acerca dos processos de mudanças socioeconômicas e culturais que envolveram o município de São João Batista entre as décadas de 1960 e o tempo presente. Ao longo do processo de investigação e construção da sequência didática, foi tomada como suporte para a realização do estudo e proposição de uma estratégia de ensino a canção “Vou botá meu boi na rua”, bem como as imagens e informações contidas na capa do álbum de mesmo título e seu videoclipe. A metodologia desenvolvida estimulou os estudantes a refletirem sobre as práticas sociais que foram temas da obra do Grupo Engenho, particularmente comunidades rurais e de pescadores do litoral de Santa Catarina envoltas pelo processo de modernização capitalista na segunda metade do século XX. O trabalho com os estudantes enfatizou a atenção para a realidade histórica local e foi concretizado por meio da composição de paródias musicais, buscando um processo ativo de construção do conhecimento histórico em sala de aula, bem como questionando aspectos das relações de poder mobilizadas pelas lutas culturais, o patrimônio histórico e a memória social no município de São João Batista.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCançõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrupo Engenhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSão João Batistapt_BR
Título: dc.title“VOU BOTAR MEU BOI NA RUA”: AS CANÇÕES DO GRUPO ENGENHO E O ENSINO DE HISTÓRIA – UM EXPERIMENTO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA (1970-2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons