A NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Guilherme José da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T13:26:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T13:26:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705639-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação procura abordar os quadrinhos por meio de suas características imagéticas e seus aspectos enquanto peça histórica circunscrita em um tempo específico. Pensando na nesga como um pedaço de terra entre fronteiras procuramos abordar os quadrinhos entre os terrenos dos quadrinhos, do ensino e da história, por vezes pisando em um, por vezes pisando em outro. Para isto, pretendemos apresentar uma metodologia de análise histórico-semiótica no formato de um minidocumentário audiovisual, para que professores e professoras possam amparar-se ao intentar usar quadrinhos como ferramenta pedagógica para o ensino de história. Angola Janga, de 2017, e Akira, de 1982, foram os objetos utilizados na aplicação da metodologia ao longo da dissertação e no minidocumentário, ambos sendo utilizados como exemplificação, dentro de suas características, pensando no contexto de sala de aula de história. A intenção é que o professor ou professora possa ter uma ferramenta que facilite seu ingresso no universo dos quadrinhos enquanto instrumento pedagógico e que o docente possa refletir sobre a proposição metodológica em termos de, eventualmente, acolher as características que lhe apetecem e rejeitar as que lhe soam inadequadas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAkirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAngola Jangapt_BR
Título: dc.titleA NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons