Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Guilherme José da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:26:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T13:26:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705639 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação procura abordar os quadrinhos por meio de suas características imagéticas e seus aspectos enquanto peça histórica circunscrita em um tempo específico. Pensando na nesga como um pedaço de terra entre fronteiras procuramos abordar os quadrinhos entre os terrenos dos quadrinhos, do ensino e da história, por vezes pisando em um, por vezes pisando em outro. Para isto, pretendemos apresentar uma metodologia de análise histórico-semiótica no formato de um minidocumentário audiovisual, para que professores e professoras possam amparar-se ao intentar usar quadrinhos como ferramenta pedagógica para o ensino de história. Angola Janga, de 2017, e Akira, de 1982, foram os objetos utilizados na aplicação da metodologia ao longo da dissertação e no minidocumentário, ambos sendo utilizados como exemplificação, dentro de suas características, pensando no contexto de sala de aula de história. A intenção é que o professor ou professora possa ter uma ferramenta que facilite seu ingresso no universo dos quadrinhos enquanto instrumento pedagógico e que o docente possa refletir sobre a proposição metodológica em termos de, eventualmente, acolher as características que lhe apetecem e rejeitar as que lhe soam inadequadas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Akira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Angola Janga | pt_BR |
Título: dc.title | A NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUILHERME SILVA - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 9,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705639/2/GUILHERME SILVA - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons