
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Guilherme José da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:26:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T13:26:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705639 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação procura abordar os quadrinhos por meio de suas características imagéticas e seus aspectos enquanto peça histórica circunscrita em um tempo específico. Pensando na nesga como um pedaço de terra entre fronteiras procuramos abordar os quadrinhos entre os terrenos dos quadrinhos, do ensino e da história, por vezes pisando em um, por vezes pisando em outro. Para isto, pretendemos apresentar uma metodologia de análise histórico-semiótica no formato de um minidocumentário audiovisual, para que professores e professoras possam amparar-se ao intentar usar quadrinhos como ferramenta pedagógica para o ensino de história. Angola Janga, de 2017, e Akira, de 1982, foram os objetos utilizados na aplicação da metodologia ao longo da dissertação e no minidocumentário, ambos sendo utilizados como exemplificação, dentro de suas características, pensando no contexto de sala de aula de história. A intenção é que o professor ou professora possa ter uma ferramenta que facilite seu ingresso no universo dos quadrinhos enquanto instrumento pedagógico e que o docente possa refletir sobre a proposição metodológica em termos de, eventualmente, acolher as características que lhe apetecem e rejeitar as que lhe soam inadequadas. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Akira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Angola Janga | pt_BR |
| Título: dc.title | A NESGA ENTRE FRONTEIRAS: QUADRINHOS, ENSINO-APRENDIZAGEM E HISTÓRIA EM UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GUILHERME SILVA - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 9.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705639/2/GUILHERME SILVA - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons