As crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWencel Ferreira dos Santos, Maíra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T12:18:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T12:18:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Maíra Wencelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705637-
Resumo: dc.description.abstractCompartilho uma pesquisa de mestrado desenvolvida no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. O objetivo era ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade. Busquei (re) elaborar os sentidos com relação as diferentes culturas da cidade, e compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades (BENJAMIN, 1994; THOMPSON, 1988; GAY, 1988). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais e as crianças produziram narrativas, orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. A rememoração permite as crianças se posicionarem não enquanto “público/multidão”, mas como pessoas na sua inteireza humana, inseridas, com as suas diferenças, na trama social, sendo capazes de rearticular dimensões espaço-temporais frente aos desafios das questões socialmente vivas no presente (GALZERANI, 1998; 2008). Buscamos ampliar e fortalecer as relações humanas, afetivas e sensíveis dos estudantes com a cidade em que vivem. A dissertação foi organizada em três capítulos. O primeiro costura um debate com alguns autores acerca da imagem da criança benjaminiana como produtora de conhecimentos históricos-educacionais, além de apresentar algumas noções sobre memória, história e tempo. No segundo capítulo conhecemos o lugar e as crianças narradoras da pesquisa. Já o último capítulo é formado pela composição das tecituras em mônadas, dialogando com o referencial teórico. Sem trazer conclusões fechadas, apresento como se deu a caminhada e o encontro de professora-pesquisadora com estudantes nessa produção de conhecimentos históricos-educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectprodução de conhecimentos históricos-educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Título: dc.titleAs crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons