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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Nayla Flavianne Borges Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Ana Carolina Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T22:29:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T22:29:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705629 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Rediscuti as narrativas sobre lesbianidades na produção histórica acerca da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Busco compreender os processos de (in)visibilização das trajetórias lésbicas e suas produções culturais no contexto ditatorial, analisando a produção de políticas repressivas e as práticas de censura aplicadas às sexualidades e aos comportamentos de gênero. Investigo e analiso as trajetórias biográficas de Cassandra Rios e Leci Brandão, com o objetivo de demonstrar a atuação política da ditadura na produção de cerceamentos e as resistências das populações homossexuais. Utilizo, como base para esta análise, a teoria lésbica de Adrienne Rich e Monique Wittig, a partir das quais procuro evidenciar os mecanismos de poder e as produções de silenciamento das existências não heterossexuais. Investigo, também, a recorrente marginalização e apagamento da existência lésbica nas narrativas históricas e escolares, expondo mecanismos de coerção na produção dos saberes. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica de fontes documentais, tais como publicações em boletim, trechos de jornais, entrevistas e produtos culturais e o diálogo com a produção historiográfica do campo de lesbianidade. Concluo que há um processo político de apagamento da história de lesbianas na produção historiográfica e em narrativas escolares, caracterizado pela produção de uma suposta “naturalidade” da heterossexualidade, entendida como sistema de poder, a partir do qual as existências lesbianas e outras compreensões de sexualidade e de gênero são excluídas das narrativas tradicionais no Ensino de História. Na parte propositiva, apresento um Caderno Temático, em formato de e-book, com sequências didáticas para auxiliar na reconstrução das narrativas históricas escolares. O Caderno Temático apresenta dez opções de trajetos pedagógicos possíveis de serem utilizados por docentes para a construção de narrativas plurais, dialogando sobre a historicidade das construções acerca do gênero e das sexualidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.245kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; gênero; produção e difusão de narrativas históricas; lésbicas; Cassandra Rios; Leci Brandão | pt_BR |
Título: dc.title | AS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIA!! REDISCUTINDO AS NARRATIVAS ESCOLARES SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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AS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIA.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705629/2/AS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIA.pdfDownload |
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