AS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIA!! REDISCUTINDO AS NARRATIVAS ESCOLARES SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrança, Nayla Flavianne Borges Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Ana Carolina Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T22:29:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T22:29:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-
identificador: dc.identifier.otherAS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705629-
Resumo: dc.description.abstractRediscuti as narrativas sobre lesbianidades na produção histórica acerca da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Busco compreender os processos de (in)visibilização das trajetórias lésbicas e suas produções culturais no contexto ditatorial, analisando a produção de políticas repressivas e as práticas de censura aplicadas às sexualidades e aos comportamentos de gênero. Investigo e analiso as trajetórias biográficas de Cassandra Rios e Leci Brandão, com o objetivo de demonstrar a atuação política da ditadura na produção de cerceamentos e as resistências das populações homossexuais. Utilizo, como base para esta análise, a teoria lésbica de Adrienne Rich e Monique Wittig, a partir das quais procuro evidenciar os mecanismos de poder e as produções de silenciamento das existências não heterossexuais. Investigo, também, a recorrente marginalização e apagamento da existência lésbica nas narrativas históricas e escolares, expondo mecanismos de coerção na produção dos saberes. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica de fontes documentais, tais como publicações em boletim, trechos de jornais, entrevistas e produtos culturais e o diálogo com a produção historiográfica do campo de lesbianidade. Concluo que há um processo político de apagamento da história de lesbianas na produção historiográfica e em narrativas escolares, caracterizado pela produção de uma suposta “naturalidade” da heterossexualidade, entendida como sistema de poder, a partir do qual as existências lesbianas e outras compreensões de sexualidade e de gênero são excluídas das narrativas tradicionais no Ensino de História. Na parte propositiva, apresento um Caderno Temático, em formato de e-book, com sequências didáticas para auxiliar na reconstrução das narrativas históricas escolares. O Caderno Temático apresenta dez opções de trajetos pedagógicos possíveis de serem utilizados por docentes para a construção de narrativas plurais, dialogando sobre a historicidade das construções acerca do gênero e das sexualidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.245kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; gênero; produção e difusão de narrativas históricas; lésbicas; Cassandra Rios; Leci Brandãopt_BR
Título: dc.titleAS LÉSBICAS ESTÃO NA HISTÓRIA!! REDISCUTINDO AS NARRATIVAS ESCOLARES SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
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