O que a história ensina sobre as epidemias no Brasil? Orientações didáticas para o ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Leandro Garcia-
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães, Sônia Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T19:25:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T19:25:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherO que a história ensina sobre as epidemias no Brasil? Orientações didáticas para o ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705627-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo elaborar orientações didáticas para o ensino de história das doenças no Ensino Fundamental, por meio de um arrolamento bibliográfico e da análise de livros didáticos que compõem o Plano Nacional do Livro Didático, o PNLD do ano de 2019. A análise proposta por essa dissertação incide nos livros de história do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, nos quais se verificou a incidência, mesmo que incipiente, das abordagens temáticas das doenças por intermédio das narrativas históricas voltadas à história do Brasil. A análise dos livros didáticos permitiu a composição de um banco de dados, propiciando o entendimento das doenças e epidemias que assolaram o Brasil ao longo do tempo. Esse histórico das doenças na história do Brasil fomentou a composição da parte propositiva, constituída pelas orientações didáticas que auxiliarão professores e alunos no ensino da temática nas aulas de história. Investigou-se também como a história das doenças insurge nos currículos nacionais, tais como a Base Nacional Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Documento Curricular de Goiás (DC/GO). A finalidade foi a de apreender como esses currículos influem diretamente na composição dos livros escolares presentes no Programa Nacional do Livro Didático, para escolas públicas em todo o Brasil. Nas tratativas do histórico das doenças e na elaboração das orientações didáticas foi incluída uma análise sobre a Covid- 19, atentando para seus impactos na sociedade brasileira na contemporaneidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19.215kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história, Doenças, Epidemias, Livros didáticospt_BR
Título: dc.titleO que a história ensina sobre as epidemias no Brasil? Orientações didáticas para o ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino de Históriapt_BR
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