Xenofobia contra nordestinos e nortistas nas escolas: a História como propositora de vivência intercultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Valéria Bueno de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T19:14:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T19:14:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-21-
identificador: dc.identifier.otherXenofobia contra nordestinos e nortistas nas escolas: a história como propositora de vivência interculturalpt_BR
identificador: dc.identifier.otherOrientadora: Sônia Maria de Magalhãespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705626-
Resumo: dc.description.abstractO Brasil tem um histórico de xenofobia contra migrantes nordestinos e nortistas na sociedade e tal fenômeno também se reproduz nos espaços escolares. A presente pesquisa teve por objetivo discutir os conceitos de migração, xenofobia e interculturalidade no âmbito da disciplina de História através de uma revisão bibliográfica capaz de entender como esses conceitos poderiam contribuir para a mitigar a discriminação do indivíduo pelo seu lugar de nascimento, nas escolas. Ela buscou identificar e criar possibilidades metodológicas capazes de estabelecer um diálogo crítico entre professores e alunos acerca das relações com as diferentes culturas do Brasil. Para tanto, foram adotados como método uma pesquisa exploratória com base na coleta de dados migratórios nas matrículas dos estudantes da Primeira Série do Ensino Médio do Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça da cidade de Hidrolândia - GO no ano de 2021, a realização de questionários online com os alunos e professores e a análise dos dados migratórios contidos nos últimos sensos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Região Centro-Oeste, o estado de Goiás e a cidade de Hidrolândia. Constatada a xenofobia na escola e o interesse dos alunos e professores em aprender como combater essa discriminação, partiu-se para a criação de um caderno didático no formato de um e-book interativo, interdisciplinar e intercultural, a partir da disciplina de História, que auxiliasse o professor no combate à xenofobia na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.460kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMigração, Xenofobia, Interculturalidade, Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleXenofobia contra nordestinos e nortistas nas escolas: a História como propositora de vivência interculturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons