Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VINÍCIUS BEZERRA MAGALHÃES, ANDRÉ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T18:05:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T18:05:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Hoje_no_vai_ter_aula__EducAo_Histrica_e_Aprendizagem_ColaborAtiva_a_partir_d | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705622 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo realizado busca refletir sobre as possibilidades de construção de experiências significativas de aprendizagem histórica, norteadas pela própria epistemologia da ciência de referência, objetivando que a aprendizagem ocorra de modo ativo, colaborativo e, sobretudo, que o aprendente esteja no centro do processo. O presente estudo analisa o processo de aprendizagem histórica no contexto escolar, com recorte focal na modalidade regular do EMTI - Ensino Médio em Tempo Integral. O referencial teórico está fundamentado no macrocampo da cognição histórica, onde residem a Didática da História, que busca compreender o processo de formação da cultura histórica, e a Educação Histórica, que busca a compreensão da relação que professores e alunos estabelecem com o saber histórico, suas categorias e conceitos estruturantes. A proposta da dissertação é discutir e reavaliar o papel do docente de História, deslocando o foco do ensino para a aprendizagem, demonstrando as possibilidades e potencialidades advindas da adoção de um modelo que situe o aluno como protagonista na construção do próprio conhecimento e no qual o professor assume o importantíssimo papel curador de conteúdo, mentor/orientador de pesquisas e designer de experiências de aprendizagem. Como resultado desse processo, planejamos e propusemos uma disciplina eletiva, em formato de Oficina de Educação Histórica, inserida no contexto da base curricular diversificada do EMTI – Ensino Médio em Tempo Integral, voltada para alunos de 1º e 2º anos, contendo atividades de aprendizagem histórica, desenvolvidas em um contexto híbrido de aprendizagem, utilizando recursos analógicos e/ou digitais, pensados com o propósito de promover o engajamento e protagonismo discente, estimulados pela curiosidade investigativa e pelo prazer da descoberta, com o intuito de proporcionar experiências cognitivas desafiadoras e significativas. Pretendemos contribuir para a reflexão e construção de um modelo de aprendizagem histórica capaz de articular a realidade cotidiana dos envolvidos, os conceitos meta-históricos, categorias de análise da História, e os conceitos substantivos, os processos históricos propriamente ditos, de modo a contribuir para a construção de uma estrutura de pensamento histórico, inserida em um processo de letramento histórico digital, que possibilite aos aprendentes atuar como sujeitos históricos mais conscientes do lugar social que ocupam, expressando melhor suas ideias, defendendo de modo mais efetivo seus direitos, dentre tantas outras aprendizagens que fortaleçam o exercício cada vez mais pleno da cidadania. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Educação Histórica. Letramento Histórico Digital. ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil. Metodologias Ativas. Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | HOJE NÃO VAI TER AULA: EducAÇÃO Histórica e Aprendizagem ColaborATIVA a partir da experiência com a ONHB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | “Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons